quinta-feira, 31 de maio de 2012

Varicela

O F. andava desconfiado de uma espécie de “borbulhas” que o Francisco têm no braço. Depois de muito insistir levei o Nico a uma farmácia para saber afinal o que é que a criança tinha… as duas farmacêuticas quase nem pestanejaram, era varicela. E lá foi o F. com o nosso filho para a pediatra.

Com o Francisco não estava preocupada mas sim com a Benedita que só tem 2 meses. Enquanto os homens cá de casa estavam no médico, eu pesquisava furiosamente na internet tudo e mais alguma coisa sobre o assunto. Posso vos dizer que já trato a varicela por tu e que a poderia descrever quase como uma amiga que se conhece há muitos anos. Perguntem o que quiserem, que eu sei.

Não contente com o meu mestrado em varicela, decidi ir ver imagens… ora e vi uma muito má, de um bebé muito pequenino num estado lastimável, e confesso que até me vieram as lágrimas aos olhos…

Às tantas já estava cheia de comichão, já estava a ver varicela na Benedita (fui cortar-lhe as unhas rentes, só para prevenir), eu já estava a ver a minha casa às pintas! Claramente o poder da sugestão…

E tanta coisa com a varicela, e afinal o que o Francisco tem são picadas de um bicho qualquer que se “deliciou” com o braço do meu filho. Que foi a minha teoria desde sempre.

Por via das dúvidas, e para proteger a Benedita, o Francisco vai ter mais um carimbo no seu passaporte de vacinas.

O próximo livro que vou ler

E estou em picos!

O autor do livro diz que os "especialistas" não são os melhores criativos, que muitas ideias que levaram a grandes inovações vêm de leigos e que é útil pensar como uma criança se queremos ser criatvos, pois as crianças não têm aquela voz que nos persegue a dizer " não faças isso".

Adenda, comigo é mais "eu não acredito que acabaste de fazer isso".


quarta-feira, 30 de maio de 2012

Este homem lê-me os pensamentos

“O politicamente correcto faz parte de uma ideologia que corrói as relações (…) todos os dias nos encontrarmos com pessoas que têm crenças e estilos de vida diferentes do nosso, perante quem evitamos a crítica.”

Carlo Strenger, filósofo e psicólogo

A frase tão usada “gostos não se discutem” não faz qualquer sentido (sim F., estou a citar-te), é claro que se discutem, e essa é que é a graça. A discussão, o debate, a converseta, a troca de ideias… o facto de sermos diferentes, de termos pontos de vista distantes, ai é que reside o interesse. Se não podemos dizer o que pensamos, se não podemos partilhar tudo o que nos vai na alma com um amigo… então não há cumplicidade, é impossível sermos amigos, seremos apenas conhecidos.
Duas paredes a “comunicar”.

Dormir, finalmente

Ontem dormi pela primeira vez, desde que a Benedita nasceu (e provavelmente no último mês de gravidez) oito horas de seguida! Vamos lá ver se a irmã ganha os hábitos do mais velho.

Acordei nova em folha! Uma maravilha.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Ginástica

Regressei à ginástica a semana passada, num ginásio a dois passos de minha casa. E depois de mais de um ano sem praticar qualquer tipo de exercício físico (caminhadas não contam) lá fui eu toda equipada para a minha primeira aula de localizada.

Apesar de estar completamente debaixo de forma, não quis dar a parte fraca durante a aula. Mas só no aquecimento já estava cansada. Durante 50 minutos de aula tentei dar o meu máximo, e só desisti num exercício. Resultado: quando saí do ginásio nem tinha força nas pernas, e ia caindo em três míseros degraus. Fiquei cheia de dores no corpo durante quatro dias. Parecia que tinha sido espancada. Mas se há coisa que eu gosto (há malucos para tudo) é a dor do exercício físico… e por isso estou mais animada que nunca! Venham mais aulas!

quinta-feira, 24 de maio de 2012

À la Facebook - Casais

Três formas típicas de saber que um casal se separou através do Facebook (apesar de não ser propriamente público):

1ª As fotos do marido/ mulher desaparecem do álbum virtual por magia.

2ª De repente começam a aparecer fotos do antigo namorado/a no álbum virtual (esta foi a mais original que vi até hoje).

3ª Ele/ ela de repente são as pessoas com a vida mais ocupada e divertida que vocês possam imaginar. E são publicadas quilos de fotos de todos os programas que a dita pessoa realiza.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Patente vende-se

E na consulta de 1 mês e meio da Benedita sou surpreendida com os seguintes números:

Quando nasceu pesava 3.750 kg e media 52,5 cm actualmente pesa 5.450 kg! e mede 60 cm! Nem queria acreditar quando a pediatra me informou. E eu achar a roupa para a idade dela pequena. Pudera! Alguma roupa do irmão nem chegou a usar…

E perguntam vocês: “O que é que a miúda anda a tomar?”
Eu respondo: “Só o meu leite materno”.

Podem começar as licitações… vendo a patente do meu produto caseiro. Já me estou a ver com um letreiro de “fabrico próprio”.

Mas nem tudo é um mar de rosas… pelo facto de ter engordado tão rapidamente a Benedita “ganhou” uma hérnia no umbigo.

Ainda alguém está interessado na patente?

terça-feira, 22 de maio de 2012

Os turistas lá sabem

O portal TripAdvisor, acedido por mais de 50 milhões de pessoas por mês, [de acordo com] dados da empresa, revelou que o Oceanário, a gelataria Santini e a Fundação Gulbenkian são as três atracções mais votadas pelos turistas que visitam a cidade de Lisboa.

O Santini? A SÉRIO? Não havia nada mais portuguesinho?

Novo acordo ortográfico (é que só pode)

Passei de carro por este talho e não resisti a tirar uma foto porque tinha visto um erro ortográfico "bochecha" escrito com "u". E depois quando olhei melhor... fiquei espantada com tanto pontapé na gramática.



segunda-feira, 21 de maio de 2012

E ainda no seguimento do post sobre o facto deste mundo e o outro ter alguma coisa a dizer sobre a educação dos nossos filhos (estou a falar da Crioestaminal) …

Temos a tão badalada capa da famosa revista Time. E agora, mãe que é mãe dá de mamar até o filho entrar na faculdade.

O que nos vale é que há sempre alguém com o melhor conselho do mundo para os nossos filhos.

Se dar bitaites matasse…


domingo, 20 de maio de 2012

Fato de banho

E este ano regressei ao fato de banho (não vestia um fato de banho na praia desde os 16 anos). É verdade, os biquínis ficaram na gaveta e só regressam na temporada de 2013. Não me agrada a ideia de ir para a praia de bóia… se é que estão a perceber a metáfora.

Achei que fosse mais fácil comprar um fato de banho mas nas lojas do costume Zaras, Oysho e afins não vi nada de jeito ou simplesmente não havia fatos de banho. Alguém me explica porque raio os fatos de banho têm que ser sempre pretos? Os poucos que encontrei reduziam-se a esta cor e só lhes faltava a gola alta. Fico com a leve impressão que só as avós, e viúvas, é que andam de fato de banho…

Lá tive que me arrastar para o El Corte Inglès e descobrir um novo mundo neste departamento. Quilos de fatos de banho com todo o tipo de cortes, cores e preços. Fiquei a conhecer uma marca portuguesa com biquínis e fatos de banho muito giros, a “Nortada”, mas não ficavam bem num peito de uma mãe que está a dar de mamar…

Acabei por comprar 2! Quer dizer, foram presentes do F. Um do dia da mãe e outro do dia 20 de Maio (comemoramos uma catrefada de anos juntos).

Em baixo as minhas mais recentes aquisições (o F. ainda refilou que eu “ainda não tinha idade para usar fato de banho”, e eu também acho, mas este ano sinto-me mais confortável assim).

E o primeiro mergulho do ano é já nesta segunda-feira, em Tróia, pois claro!


sábado, 19 de maio de 2012

Bar de sobremesas (sim, o paraíso existe)

Já disse aqui várias vezes que não ligo muito a comida no geral mas quando falamos de sobremesas a conversa é outra… sou capaz de escolher um restaurante pela sobremesa ou evitar ao máximo regressar a outro porque sei que a lista das sobremesas resume-se a mousse de chocolate e salada de frutas (até me dá vontade de chorar só de pensar na falta de variedade).

Parece que não estou sozinha no mundo e foi inaugurado recentemente no Porto um “Bar de Sobremesas” que tem uma carta de 30 sobremesas (conseguem imaginar?) e que se divide em: “Intensamente chocolate”, “Tentações semi-frias”, “Clássicos revisitados”, “Gelados e sorvetes”, e depois para os acompanhantes que vão arrastados mas não ligam nada a doces, não se preocupem, o Bar tem ainda queijos e frutas.

O Bar de Sobremesas está localizado no bbgourmet Maiorca e no bbgourmet Bull&Bear e está aberto todos os dias das 20:00 às 23:30 (sexta e sábado 01:00), o Menu Sobremesa custa 6,50€ por pessoa e é composto por uma sobremesa à escolha e uma bebida quente ou vinho.

Esta é também uma forma de contornar a crise, pode não haver a possibilidade de jantar fora muitas vezes mas para ir comer uma sobremesa e beber um copo já é possível… socializar com a família ou com os amigos fora de portas, sem perder todo o ritual de nos arranjarmos para sair e estar em boa companhia.

Quando voltar ao Porto este Bar não me escapa…


Mau gosto (é simpatia)

Não sei se já viram o mais recente anúncio da Crioestaminal na Tv? É uma criança que está sentada na marquesa de um hospital a perguntar aos pais se guardaram as células estaminais. E é de um mau gosto que chega a ser primário… A mensagem que claramente passa é de que os pais que não o fizeram, bem que podem carregar com o sentimento de culpa para o resto dos seus dias, pois não vão salvar o seu filho indefeso da morte certa.

Por opção não quis guardar as células dos meus filhos, eu e o F. informámo-nos com alguns amigos médicos (que também eles não guardaram as células estaminais dos filhos) que nos disseram que ainda não está comprovado que as células possam ajudar no rol de doenças que o anúncio refere. E que actualmente é impossível afirmar a pé juntos que sim, porque ainda não existem estudos, é tudo ainda muito recente.

Este anúncio é também um desrespeito para os pais que mesmo querendo guardar as células estaminais não podem por questões económicas… É de facto um anúncio muito triste, muito básico e que acho que acaba por ter o efeito contrário em potenciais clientes.


sexta-feira, 18 de maio de 2012

Sabor do Verão

Este ano descobri no Santini o sabor limão com framboesa. E recomendo muito.
A nova dupla de 2012 é limão com framboesa + marabunta!

Sobre a Benedita

Se está sozinha refila, portanto tem que estar sempre a ver alguém.

Se está às escuras refila, por norma à noite tem que adormecer com a luz acesa (e por mim tudo bem, eu já cheguei à fase em que até adormeço a fazer o pino).

Se está farta de estar deitada/sentada refila porque quer colo.

E perguntam vocês: “Quem é que manda lá em casa?” Eu respondo: “Começo a duvidar que sou eu…”

quarta-feira, 16 de maio de 2012

É oficial...

este ano esqueço-me dos aniversários de toda gente! Caramba, não escapa ninguém.

E para não cometer mais uma gafe… Catarina, eu sei que fazes anos no dia 18 mas tenho medo de não me lembrar no próprio do dia.

Amanhã vou telefonar a um primo querido, que fez anos no dia 14, a dar os parabéns atrasados… Mais uma vez!

Truque para não comprar porcarias no supermercado:

levar vestidas as calças mais apertadas que tenho.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Out Jazz 2012

E o que é? É uma espécie de Jazz no olho da rua (Lol!) grátis, em vários jardins da capital, e atrai muitas, muitas pessoas! É a loucura total e absoluta! Famílias, amigos, desgarrados, casais, amigos, amigas (todos cheios de pinta, bom ar, cool… estão a ver o género?) levam uma toalha ou pano de qualquer espécie e fazem piqueniques, ou simplesmente apanham sol na relva do jardim (pelo menos é o que acontece no Jardim da Estrela) ou conversam com o vizinho do lado ao som de uma banda jazz que toca ao vivo e a cores intercalado por um DJ.

Fomos no domingo com a criançada, uma amiga e umas quantas conhecidas. Gostei MAS com um bebé de um mês e meio (mais coisa, menos coisa) o melhor é refugiarmo-nos no parque infantil. E foi o que acabou por acontecer, a ouvir Jazz lá ao longeeee…
Ah! Para quem não conhece há mais Out Jazz até Setembro, em vários jardins de Lisboa, aos sábados e domingos. Vale mesmo a pena!

Nota: Começa às 17h00 e é um caos para estacionar! Convém ir mais cedo, ou estacionar um pouco longe do Jardim da Estrela. Nos outros jardins ainda não sei qual é a dinâmica...



Tratamentos promocionais

Comprei um pack de 6 massagens na Odisseias daqueles com nomes do tipo “cavitação” drenagem linfática” e afins. Vou experimentar e depois partilho convosco se funciona ou se é uma grande treta. Vou tentar marcar esta semana.

Só vou arriscar experimentar por duas razões: uma porque tive uma colega que experimentou (apesar de não ser no mesmo local) e disse que funcionou e a segunda porque estava a um preço mesmo acessível.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Genuína

Esta semana tivemos o jantar de anos do afilhado. E foi um jantar que ficou marcado por uma boa novidade (em breve contarei), e por ficarmos a conhecer as respectivas namoradas de dois primos. E é aqui que começa o nosso post…

Uma das histórias famosas na família do F. é sobre a mãe ter emprestado o seu vestido de casamento a uma prima (não sei qual a razão) e a prima assim que se apanha com o vestido nas mãos esquartejou-o todo, perdão, fez alterações, tantas que o vestido ficou irreconhecível.

E durante o jantar esta história veio à conversa, e é aí que uma das namoradas conta a sua história, “muito semelhante” segundo a mesma, quando emprestou um fato de carnaval a uma prima, que decidiu fazer uma bainha ao seu vestido de “dama antiga”. Que depois ficou demasiado curto.

Esta criatura depois de ter comparado o seu fato carnavalesco a um vestido de casamento, ainda aproveitou para contar histórias da sua infância…. Uma delas que a mãe dizia que ela parecia uma vaca quando era bebé, que fazia o mugido igualzinho…

Umas pérolas atrás das outras. Eu mal olhava para a cara do F. para conseguir controlar a minha vontade de rir… E no meio disto tudo a rapariga era genuína, dizia tudo sem maldade, mas coitada abria a boca e era só alarvidades…

Post que não diz coisa nenhuma…

Ai tantas boas novidades que quero partilhar convosco mas ainda não posso contar. 2012 é de facto um ano em grande. E tantas coisas boas que ainda vão acontecer…

terça-feira, 8 de maio de 2012

Uma questão de peso

Faltam AINDA 5 quilos para abater (desde que engravidei) e um pneu que precisa de ser exterminado. Hoje voltei a fazer abdominais… 7 e tive que parar porque uma das crianças precisou de mim, e mais tarde retomei e fiz mais 10. Em grande sofrimento fiz 17 abdominais! Uma vergonha absoluta! Eu que fazia abdominais com “uma perna às costas”! Nem me reconheci… Quando retomar as centenas de abdominais por dia… falamos.

Num restaurante do norte

Todos a almoçar, menos o Francisco, que passeava pelo restaurante. Uma senhora com idade para ser avó pergunta-lhe: “Dás-me o teu irmãozinho? Dás?”.

Vamos por partes: O irmão era a Benedita vestida de cor-de-rosa dos pés à cabeça. (Obviamente se o Francisco foi confundido com uma menina quase toda a sua vida… a mana terá que ser confundida com um rapaz…).

Depois acho sinistra a pergunta… E nem me vou alongar com esta questão.

É caso para dizer... sai um mano para a mesa do canto...

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Férias com 2 filhos

Ir de férias pela primeira vez com os meus 2 filhos é fazer as malas deles de modo irrepreensível. Não me esqueci de nada (o que é simplesmente espectacular!). E depois perceber que me esqueci de algumas coisas essenciais para mim. Como por exemplo? Meias! A sorte é que lá para os lados de Viana do Castelo realizam-se feiras das boas e abasteci-me do que precisava. Ai esta cabeça…

Pingo Doce, o caos

Estando no norte de férias… soube por acaso que o Pingo Doce estava com uma promoção óptima, 50% de desconto em compras superiores a 100€. Não se podia levar mais do que 10 unidades do mesmo produto, mais do que 10kg da frutaria, peixaria, talho… O desconto era só em produtos alimentares. Quando chego ao Pingo Doce local, deparo-me com: filas para estacionar, não havia carrinhos de supermercado, filas para entrar no Pingo Doce, filas intermináveis para ser atendido na peixaria, prateleiras completamente vazias, filas enormes para pagar na caixa (todos os carros cheios até cima). Não se circulava dentro do supermercado por excesso de carros e de pessoas. Conclusão? Dei meia volta e fui-me embora. Não acho que compense ficar horas no supermercado para obter o tal desconto. Há coisas mais interessantes para fazer…

Giestas

De 30 de Abril para 1 de Maio lá para os lados de Viana do Castelo, os locais colocam giestas nas portas das casas ou prendem nos pára-brisas dos carros. Queria perceber porquê… e perguntei nos cafés e papelarias dessa vida… e tive respostas muito diferentes, desde “é para espantar o diabo” até “é para celebrar o dia do trabalhador” mas a resposta que me pareceu mais lógica foi… “para proteger Jesus Cristo, quando estava a ser perseguido. Alguém havia denunciado Jesus, informando que à porta de sua casa estaria uma giesta. No momento da captura todas as portas da aldeia tinham uma giesta”. Confundir para proteger.

A vida no campo é...

... acordar de manhã com uma centopeia (de porte médio) no ombro.

Este blogue esteve de férias no norte e já voltou

Sono, onde estás tu?

Sempre tive a sorte de dormir lindamente, assim que me deitava adormecia ferrada e só acordava no dia seguinte. Até que chegou a pandemia......