quinta-feira, 28 de junho de 2012

Volta neurónio, estás perdoado

Hoje foi dia de ir ao Hospital de Santa Maria para participar num estudo que estão a fazer sobre o relacionamento das mães com os bebés. Quando estava a ir embora na companhia de uma das médicas, num dos muitos elevadores do dito Hospital, entraram duas mulheres. E só reparei numa delas, depois de ter feito um comentário desagradável dirigido à médica que me acompanhava. Porque havia accionado o botão de descer quando inicialmente o elevador iria subir, que era o que as tais senhoras queriam…
Olhei para a dita mulher, com um ar gasto, descuidado, envelhecido e disse-lhe: “Desculpe, mas a sua cara não me é estranha”. A dita cuja mal mexeu um músculo da cara. E eu animada continuava: “Desculpe, podia-me dizer o seu nome?”. E a miss simpatia respondeu secamente: “Helena”. E eu, completamente noutra galáxia continuava: “E o seu apelido?”. E ela respondeu.
Tive um momento eureka! Ah! Bem me parecia… e disse-lhe “Foi a obstetra que me acompanhou no meu primeiro filho”. Resposta da médica: “ É possível”. A sério… com este entusiasmo todo…
Entretanto o elevador chegou ao destino e desejei-lhe felicidades.

E perguntam vocês, como é que uma pessoa não se lembra da cara da obstetra? Não vos sei responder. De facto, reconheci a senhora, só não a consegui localizar no espaço e no tempo. Também… não a estava a ver no meu ângulo habitual… ;)

Ginástica II

Primeiro objectivo: Não desistir de nenhum exercício.
Superado!
Segundo objectivo: Ter o mesmo ritmo que as avós que andam por lá. Levo com cada coça! Uma vergonha absoluta.
Terceiro objectivo: Aumentar a carga (caneleiras, halteres etc…) a um nível tipo Cândida Branca Flor mas sem a fita na cabeça, sem o cabelo oxigenado, sem… Bom, perceberam a ideia.
Quarto objectivo: Ficar tipo Gisele Bundchen. Sim, estou a arranjar motivação! Quando saio do ginásio, saio com a auto-estima em alta! Sinto-me a última coca-cola no deserto (agora tudo o que mexe diz isto).

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Silêncio II

Durante 2 dias andei “às aranhas” com o tempo (já que só tinha relógio na TV). E perguntei a tudo o que era ser vivo as horas! Uma das tácticas mais antigas de engate. E “engatei” a nadadora-salvadora, o senhor do café, o empregado do hotel, a mãe de filhos… eu sei lá…

Silêncio

Ao fazer as malas para o fim-de-semana comprido em Tróia acabei por não levar relógio porque todos os que tenho ficaram sem pilhas (pensei, não há problema, tenho o relógio do telemóvel). Depois fiquei sem bateria no telemóvel (e o F. quando se foi embora no domingo, por lapso levou para Lx o carregador). Mas pensei, não há problema, tenho o relógio da TV, mas com estas modernices da TDT (que aqui que ninguém me ouve, é uma grande porcaria) fiquei sem TV.  E, em menos de nada, fiquei remetida ao silêncio ontem à noite. Isolada do mundo. Só eu e a Benedita num apartamento em Tróia. Como a Benedita estava a dormir (também ficou sem bateria) fiquei forçada ao silêncio e desprovida de quaisquer tecnologias. Só me restava a máquina de café a funcionar (mas eu não bebo café!).
Ora, regressada aos tempos de antigamente, peguei num livro que foi a minha única companhia durante uma hora. Depois voltei a ter TV e adormeci.

Não somos nada sem baterias! Irra!

terça-feira, 26 de junho de 2012

A próxima vítima

E esta mania de matar tudo o que é famosos via Facebook?
Assim de repente lembro-me da Eunice Munhoz e do Jon Bon Jovi. Que afinal estavam, e estão, vivos...

sábado, 23 de junho de 2012

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Ídolos

É impressão minha ou as “avaliações” que o membro do júri, Bárbara Guimarães, faz aos cantores (rapazes) têm sempre um cariz sexual? A sério, comecem a reparar…
 A senhora claramente não se controla. Ela fala de tudo, menos do que interessa (pelo menos para nós telespectadores).

Quando a Sô Dona Bárbara não está em “modo cio” e a entornar as suas mamonas assassinas para cima da mesa…  está a falar sem dizer coisa nenhuma. Um discurso completamente vazio de conteúdo. É que não diz nada de jeito! Nada! Agora já percebo porque é que ela fazia dupla com o maestro Vitorino naquele programa terrorífico…

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Moldurocompulsiva ou Molduras Anónimas

Já tinha dito que cá em casa há um exagero de molduras (mas acho que não se nota, se calhar estou em negação). O terreno para estes lados é fértil, crescem que nem cogumelos.
Actualmente temos 81 molduras expostas. Sim, leram bem. E temos mais 6 molduras em “fila de espera”, três vão para o corredor, que por incrível que possa parecer… está vazio, e outras três são para a sala e para o quarto das crianças (que giro e que estranho que é usar o plural).

A minha mãe fica verde (acho que é a cor mais indicada) quando me vê a comprar molduras. Tenta controlar-me com a pergunta “não achas que já tens suficientes?”. E eu só tenho vontade de rir.
Em breve vou ter que comprar mais duas, uma para pôr uma foto dos manos e outra para pôr uma das minhas primeiras fotos com a Benedita (ainda no hospital), mas só porque é extremamente necessário.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

A conversa das probabilidades

Qual a probabilidade de nos calhar um casal de turistas japoneses na fila do supermercado local que paga quatro garrafas de água com uma nota de 500 euros?
Comigo? Todas.
E a senhora do Pingo Doce só tinha 300 euros em caixa, e teve que andar a fazer colecta junto das outras colegas de caixa, para poder dar troco aos ditos turistas.

Adenda: Estava muito bem a fazer compras no Pingo Doce ao pé de minha casa, quando de repente entra uma avalanche de turistas japoneses pelo supermercado adentro… e achei estranho porque na minha terra, Carnaxide, não há nada para ver… só casas. E continuo sem perceber o que é que aquela maralha andava por ali a fazer. Mistério…

Só o meu filho...

… para gostar de me ouvir cantar (a minha voz é do género “Zé Cabra”, principalmente na afinação) e ainda pedir para repetir a dose vezes sem conta. A canção do momento? “Não há estrelas no céu”. E onde é que ele a ouve? Ao vivo e a cores na Feira (para me aguentar nas compras), na casa de banho (enquanto espero que faça xixi no penico) ou no carro (para não fazer fita). Enfim eu sou o ipod do Francisco.

Este anúncio podia ter sido feito cá em casa (principalmente na parte do circo!)

terça-feira, 19 de junho de 2012

A vê-los passar…

O F. foi ao Rock in Rio ver o Boss (eu não fui), vai ao Optimus Alive ver Florence & the machine (eu não vou), vai ao Meco ver Peter Gabriel (eu não vou), e não sei se me está a escapar mais algum concerto… Prefiro ouvir a Benedita cantar lá por casa…

segunda-feira, 18 de junho de 2012

T-shirts para eles inspiradas no futebol

Descobri estas t-shirts na feira de Vila Nova de Cerveira. Dá vontade de comprar todas.
Problema: é uma marca holandesa, e a loja mais perto está em Espanha.
Vantagem: são fabricadas em Portugal, e dá para comprar algumas na Feira.
Vantagem 2: Comprei por 8€ mas são vendidas nas lojas por 32€.


2 anos e meio depois…

Estamos outra vez a pensar/ preparar um novo baptizado. E dois anos e meio depois voltámos a fazer a lista de convidados e muita coisa mudou: a tia-bisavó do Francisco e Benedita, muito querida da família já não está entre nós, um casal de tios (de quem gostamos muito) separou-se, o padrinho do F. e mulher provavelmente não estarão presentes porque foram viver para o Brasil.

Nunca devemos adiar o que quer que seja. Amanhã pode ser tarde…

Nota: Dois anos e meio depois verificámos (sim, estamos um bocadinho lentos) que todas as pessoas que foram convidadas para o baptizado do Francisco foram mesmo tendo sido organizado no Porto. Não faltou ninguém. Foi de facto um baptizado perfeito. Correu tudo muito bem.

domingo, 17 de junho de 2012

Sobre as férias

Voltei a andar de bicicleta (não o fazia desde 2007, em Amesterdão), e para começar toma lá um passeio de 10km (e toma lá um rabo dorido durante três dias), esqueci-me que cantar enquanto se pedala faz-nos comer insectos (ainda para mais no campo). O F. ia-me atropelando (com o carro) enquanto me tirava uma foto com o telemóvel. Ai a vida no campo é um sossego…

As novidades que vos queria contar

Ora o padrinho do Francisco vai casar! E que boa novidade! Confesso que fui apanhada de surpresa (das boas), já que os noivos já viviam juntos. Em Outubro temos festarola, e o meu filhote vai ser o menino das alianças… Uma honra!

Ora a mana do F. está grávida. E temos sobrinho novinho em folha em Dezembro. O F. será o padrinho. A obstetra ainda lançou o boato que poderiam ser gémeos e a mother to be já andava a fazer contas à vida… Para começar será só um. E do alto dos seus 6 cm já anda a revolucionar a vida de todos nós.

domingo, 10 de junho de 2012

Fechado para férias

Este blogue vai de férias para Viana do Castelo e volta no próximo domingo.
Bem, já não dá para arrastar mais... vou fazer a mala.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Maravilhoso!

Este é o novo gelado da Haagen Dazs, o sabor é menta com pedaços de chocolate.
Sabe muito bem e tem pedaços de chocolate com um tamanho considerável. Até se ouve a trincar!
Recomendo muito!


Evolução

O meu nome nos últimos anos estava associado à pastora da telenovela, à foleira de um anúncio de sumos e coisas que tais. Sempre a descer.
Agora, a Raquel é a senhora cheia de pinta que sabe poupar no hipermercado Continente ou é a boazona ricaça da telenovela em prime time da Sic.
Nada mal.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Pe-ni-co

Decidi que já que era para tirar as fraldas à criança mais velha lá de casa, tirava de vez. Desde o dia 1 de Junho que o Francisco só usa fralda para dormir (sim, saio de casa para o parque infantil e outros locais públicos “sem rede”). E já fez xixi três vezes no penico. Espectacular! E como mandam as regras, nós fazemos a festa. Só falta mesmo dançar à volta do penico!
Agora quando o Francisco vê o penico com xixi, aponta e diz com a entoação igualzinha à nossa “Boa!”.
Muito cómico!

Todos os conselhos e dicas são bem-vindos!

O vídeo que está a fazer sucesso no youtube

A música portuguesa de que se fala...



Diz que os maridos das outras é que são bons...

Orgulho Tanaka ferido

Desde que o Francisco nasceu desatámos a fazer álbuns fotográficos e, com a chegada da Benedita a saga continuou (antes dos nossos filhos nascerem só os fazíamos para as nossas viagens). Por vezes quando acabamos um álbum levamos a compilação fotográfica para a família ver.
Da última vez que o fizemos, a mãe do F. depois de ver as fotos de uma ponta à outra, escolheu uma e só uma. E pediu encarecidamente ao F. que imprimisse uma cópia, porque gostava mesmo de ter aquela foto.

Um pequeno pormenor, aquela foto foi tirada pelo meu pai. E em cada álbum, em 300 fotos, 2 ou 3 não são tiradas por nós.

O F. ficou com o orgulho ferido e recusa-se a mandar fazer a cópia da tal fotografia. A minha sogra bem que pode esperar deitada.

O F. às vezes é tão infantilóide…

Nota: Só para saberem, na foto requisitada, o Francisco está com uns phones XXL da moda postos na cabeça e com as calças vestidas ao contrário (foi o meu pai que vê mal ao perto e não tem paciência para pôr os óculos que vestiu o meu filho) e está com uma cara engraçada, a expressão está invulgar…

terça-feira, 5 de junho de 2012

Uma questão de cartuchos

No dia que fomos ao Guincho, estava um grupo de quatro homens, cheios de pinta (com idades entre os 30 e muitos e os 40s) atrás de nós, na conversa. E passo a citar, em modo poesia:

“Aos 20 fartas-te de gastar cartuchos
Aos 30 ainda consegues gastar cartuchos.
Aos 40 já é mais difícil, elas já não vão facilmente na conversa
Aos 50 queres recuperar o tempo perdido” e eu acrescento, e arranjas uma de 20 outra vez.

E assim está resumida a nossa existência. É bonito.

sábado, 2 de junho de 2012

O melhor dia da criança

O primeiro mergulho do ano acabou por ser no dia da criança, na praia do Guincho. Não havia vento nenhum e a água estava quente. Sim, estamos a falar da mesma praia. Para melhorar ainda mais esta tarde em família, estava a decorrer um evento desportivo e estavam a pôr música, da boa. O meu primeiro mergulho do ano foi ao som de Led Zeppelin! Perfeito!

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Baptizado da Madalena

Quando fui ao baptizado do 1º filho desta minha amiga, estava a amamentar o Francisco, e agora o cenário não era diferente, mudava só o bebé. Da cerimónia toda devo ter assistido uns 10 minutos no máximo dos máximos. Na 1ª tentativa a Benedita armou-se em blogger e fez cocó na fralda. Na 2ª tentativa estava cheia de fome e fui dar de mamar para o carro (adenda: e estava imenso calor). Quando sua excelência acabou de comer tinha acabado o baptizado.

A pedido da mãe da criança, fomos os fotógrafos oficiais do evento (e só conseguimos porque a Benedita esteve a dormir o tempo todo), e modéstia à parte tirámos fotos muito giras. Depois da selecção feita, ficaram para memória futura mais de uma centena de retractos…

Este baptizado foi "como mandam as regras": a “aniversariante” (como lhe chamou o F.) estava com um outfit da família, havia muitas crianças mas destaco o “irrequieto” que oferecia caneladas e pisadelas a tudo o que mexia (eu também fui contemplada), um dos irmãos foi o padrinho, muitos doces e bons (eu e o F. desta vez abusámos do açúcar), muitos amigos, muita família. E correu tudo lindamente.

Para a despedida, o Francisco e o amigo e parceiro de luta, Zé Maria, deitaram-se no chão em protesto (um porque não se queria ir embora da festa, e o outro porque não queria que aquele se fosse embora da festa. Perceberam?). O álbum fotográfico acaba com esta cena. Estes miúdos são mesmo infantilóides!

Sono, onde estás tu?

Sempre tive a sorte de dormir lindamente, assim que me deitava adormecia ferrada e só acordava no dia seguinte. Até que chegou a pandemia......