Um diário das minhas peripécias com o F., o Francisco, a Benedita, os amigos, a família e os estranhos. Ou como disse uma amiga minha o blog das aventuras da R. Espero que se divirtam a ler... tanto como eu a escrever.
sexta-feira, 8 de maio de 2009
Feira do Livro
Para quem gosta de ir ver as vistas informo que comida não falta: farturas, pipocas, pitta shoarma, cachorros quentes, os clássicos gelados Olá, e os novos gelados “Ben & Jerry” (que recomendo vivamente, aliás deveria dedicar um post só ao sabor “chocolat fudge”, de tão bom que é). A Feira acaba no domingo dia 17 de Maio.
Horário: semana 12h30 às 20h30/ fim-de-semana e feriados 11h00 às 23h00 (que é uma verdadeira violência para quem lá trabalha).
Véspera de fim-de-semana e feriado a Feira fecha às 23h00.
Nota: Corre o rumor que a Feira durante a semana vai passar a fechar às 21h30, a pedido de muitos clientes. A ver vamos.
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Se há coisa que me irrita solenemente...
segunda-feira, 4 de maio de 2009
Em festa
Na própria quarta-feira feira lanchámos com os meus pais, jantámos com os pais/tia/primo/mana do F. e ainda passámos na casa da E. para dar a novidade. Fora os telefonemas quando íamos a caminho de algum sítio.
Na quinta-feira fui lanchar com a A. (com direito a brinde com gelado do Santini) passei a correr pela casa da C. (que é uma chata e nunca pode ir tomar café) e impingi-me para jantar na casa da C.G. e contar a boa nova na companhia do F. Mais telefonemas pelo meio.
Na sexta-feira fomos jantar com os amigos Católicos e mostrámos as “fotos”. E no sábado, dia de casamento da amiga S. aproveitámos para espalhar a notícia. Mais telefonemas.
Quase 15 depois, ainda não conseguimos dar a novidade a toda a gente...
Lá em casa continuamos em festa.
Algumas reacções quando mostrámos a ecografia:
1) “Porque é que me estão a mostrar a ecografia do Gaudí?” (o nosso cão tinha feito uma eco há uma semana, e a pessoa em questão vê mal ao perto)
2) “Quem é o Xavier?” (O nome do Hospital onde tinha sido feita: “Xavier, S. Francisco”)
3) “Encontraram isto no chão?”
4) “Ah! É o Tozé?” (Outro baby do grupo que vai nascer)
5) “Como é que vocês [eu e o F.] fizeram isso [bebé]?” (Novidade contada por telefone)
A grande maioria ficou em estado de choque/surpresa porque não estavam mesmo nada à espera, tivemos direito a abraços asfixiantes e lágrimas. Foram mesmo giras as reacções. Em certos e determinados casos tivemos mesmo que jurar a pés juntos que aquele bebé era MESMO nosso.
domingo, 3 de maio de 2009
Casamento da S.
O casamento teve a particularidade de ser pelo civil (nunca tinha ido a nenhum) e foi realmente diferente não só porque a cerimónia foi ao ar livre, como demorou apenas 15/20 minutos, e ainda um amigo do noivo, que é figura pública, fez um texto muito cómico para pôr os convidados a participar.
O F. fartou-se de registar os vários momentos do dia, em foto e filme.
Nota máxima para a noiva que estava simples mas muito bonita e ainda para os “comes e bebes” muita comida típica portuguesa que foi difícil resistir (o top model perdeu a cabeça).
Neste casório estavam muitas grávidas, e a noiva quis tirar uma foto de grupo com todas elas, eu também fui, e estava cheia de vontade de rir com a minha figura a tentar mostrar o que ainda não tenho. Enfim, tudo pela S.

P.S. Pormenor do bolo dos noivos.
terça-feira, 28 de abril de 2009
Segredinho
Cheguei à conclusão que é mais fácil guardar um segredo dos outros do que meu. A muito custo não dissemos nada a ninguém. Era uma tortura estar com a família e com os amigos e não contar.
Inventei que estava a tomar medicamentos para não poder apanhar uma bebedeira na despedida de solteira da S. Obriguei o F. a comer salada (como se não houvesse amanhã) em eventos sociais para ninguém estranhar eu não estar a comer (o truque era não sobrar), fugi do tabaco como o diabo da cruz (nos anos da mana M. tive que ficar à janela qual carochinha porque naquela família até o periquito fuma!). E muitas vezes tive vontade de rir perdidamente, porque eu e o F. metíamo-nos em situações caricatas… parecia de propósito… à filme.
E nunca ninguém desconfiou. Ninguém descobriu.
Já comprei uma gabardine e uns óculos escuros e vou mandar o meu currículo para o FBI. Está decidido, vou mudar de vida, mas só depois de ter o bebé.
terça-feira, 21 de abril de 2009
Ontem foi dia de conduzir...
segunda-feira, 20 de abril de 2009
Surpresa boa
Pelo menos duas vezes por semana vou almoçar a casa dos meus pais. Pelo caminho (vou sempre a pé) o meu ex-editor passa por mim de moto e manda uma apitadela que me assusta, e alguns segundos depois passam também uns colegas meus de carro que fazem o mesmo. Estou para ver o dia que tenho um ataque cardíaco! É que assim que saio do local de trabalho acciono o “modo lua” e desligo completamente do mundo exterior. E nunca me lembro…
Chego sempre a casa dos meus pais à mesma hora, toco à campainha de um modo específico para saberem que sou eu, o meu pai abre a porta e pergunta sempre (do alto das escadas) quem é, e eu respondo sempre que é o Papa.
Não falha.
Mais uma hora de almoço que parecia que ia ser igual às outras, mas depois de me ter apresentado como Papa, chego ao topo das escadas e vejo o meu pai com um baby ao colo.
Era o meu primo bebé que tinha vindo almoçar comigo, e trouxe a mãe e a avó consigo. Foi mesmo uma surpresa muito boa. Escusado será dizer que mal almocei e tive sempre com a criançola ao colo.
Nota: O que me faz lembrar que não vejo os meus sobrinhos-lindos à algum tempo… As respectivas mães que se acusem.
Não me façam apontar o dedo.
A minha sina
“Vai viajar bastante, e conduzir carros fantásticos”
A primeira conclusão que tiraria era “caramba! Vou ser rica!”
Mas afinal a senhora vidente esqueceu-se de dizer que na maioria das vezes viajaria a trabalho, e os automóveis fantásticos, infelizmente, não seriam meus…
sexta-feira, 17 de abril de 2009
O F. tem uma estrelinha da sorte (dentro do azar)
Há duas semanas atrás, uma senhora a tirar o carro do estacionamento deu uma pancada valente no carro do F. O farol ficou todo partido, e a moldura que o prende ficou pendurada… A senhora foi à empresa onde o F. trabalha e deu-se como culpada, pagaria tudo.
A parte boa é que a senhora danificou a grelha do Saxo que já estava ligeiramente estragada do acidente anterior.
Moral da história: O F. vai ter o carro restaurado sem pagar um cêntimo. Bastou ter o automóvel estacionado no sítio certo, à hora certa.
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Era um bairro pacato…
Dias mais tarde, enquanto o marido foi à farmácia, a mulher e o filho pequenino ficaram no carro á espera. A chave estava na ignição. Três indivíduos aproximaram-se do carro, abriram a porta do lado do condutor, mas a mulher reagiu. Puxou a chave mais rápido e fez uma chinfrineira… O pai saiu da farmácia a correr, e os três indivíduos de aspecto muito duvidoso fugiram a sete pés…
E o mais original foi um assalto por fora do prédio. Nem pensar tentar entrar pela porta. O senhor assaltante subiu até ao 6º e 7º andar de um prédio lá do bairro, entrou pela janela e nas calmas levou tudo o que lhe apeteceu. E pelos vistos, as pessoas que passavam acharam normal.
Destes três casos, apenas o ladrão do prédio é que foi apanhado/ reconhecido. Sim, é que isto de entrar em janela alheia de forma discreta, implica deixar a máscara na viatura… Ao menos uns óculos de sol!
Páscoa' 09
Estiveram típicos dias de Inverno, passaram-se serões á lareira, passeámos os cães, comemos por tudo e por nada (o top model engordou um kilo e ficou paranóico), fomos a uma Feira fantástica e comprámos trapos a 10 euros (bem acompanhadas pela amiga da mana M., que é uma fanática por compras, e tem olho para distinguir o trigo do joio) e fomos ver a "maior mesa da Páscoa" que foi uma fraude … A quebrar a tradição, não chegámos a receber a visita do padre a nossa casa (estava a ficar tarde, e tínhamos que regressar a Lisboa), não estivemos com os tios do Porto (também com muita pena minha) e não houve a caça aos ovos de chocolate no jardim porque já está tudo crescido…
A mana M. apanhou a doença da família Tanaka, e disparou flashs por tudo e por nada (tinha recebido uma máquina fotográfica Super XPTO nos anos).
terça-feira, 14 de abril de 2009
Castigos
E afinal há castigos bem piores…
Noutro patamar… está o aborrecente do filho do vizinho da frente da casa de férias no Norte. Acompanharam?
Que num belo dia decidiu levar o carro da mãe às escondidas, e teve o grande azar de bater com o dito automóvel. Dois pormenores um bocadito importantes para esta história: primeiro, o automóvel é um Jaguar, e segundo, o puto não tem carta.
Castigo pelo descaramento: vai de férias seis meses para a tropa.
Ah! O arranjo vai custar 7.000 euros.
Eu, do alto da minha sabedoria de mãe experiente, punha o meu filho a trabalhar na minha fábrica (o pai de verdade é dono de uma fábrica) até pagar o arranjo. Nunca mais se esquecia.
Passaporte caducado
Hoje o meu editor diz que tenho que ir a uma apresentação na Croácia, que é já esta quinta, e como não tenho passaporte… fico em terra. Alguém irá no meu lugar.
Aprendi da pior maneira. Comigo normalmente costuma ser assim.
Adivinhem quem é que vai tratar do passaporte para a semana? E pagar 60 euros?
terça-feira, 7 de abril de 2009
Santini do Estoril já abriu
E adivinhem quem é que vai lá hoje comer um gelado?
Despedida de solteira da S.
Já no Alentejo foi difícil (quase impossível) comer pão alentejano, Sericaia (nem vê-la), obrigámos a solteira a fotografar com uma tuna que estava plantada na Praça do Giraldo, ficámos instaladas numa pensão que tinha cão de loiça, flor de plástico e casa de banho no armário (!?).
Á noite jantar até às tantas (fechámos o Restaurante), a S. discursou, todas discursámos, tudo com uma dose de álcool em cima (menos eu, a fotógrafa de serviço, e que fotos comprometedoras eu tirei). Fizemos a festa num local de convívio que era só para sócios (mas pedimos para entrar e deixaram), e um suposto bar de bilhar calmo de converseta, teve direito a comboio, a tirar fotos com tudo o que mexia, shots a perder de vista… À saída alguém decidiu descer as escadas como se fosse um escorrega, e alguém que estava tão bêbeda que andava literalmente aos “Ss” (e eu a achar que era exagero dos filmes), e até uns holandeses que por lá andavam cantaram uma música para a noiva. Fim da noite na discoteca Praxis.
No dia seguinte, tudo podre, directamente para a esplanada almoçar e/ou ressacar. Regresso a Lisboa ao fim da tarde.
A M. fez 25 anos
O facto de ter uma cara muito novinha (ninguém lhe dá 25 anos) e de se vestir de uma forma mais descontraída também não ajuda…
Houve uma grandes festarola em família, com tudo a que tínhamos direito (fumo incluído). O Gaudí é que não achou muita graça, porque passou a noite toda a fugir do primo Santiago, que tem 3 anos, e que não o largou um segundo: montou-o como se fosse um cavalo, fez-lhe pegas como se fosse um touro, puxou-lhe o rabo, e já no fim enfiou-lhe os dedos nos olhos e deu-lhe um pontapé (a última parte é que já não teve tanta graça… e eu estava-me a controlar para não lhe dar um puxão de orelhas). E como era uma criança o Gaudí não reagia, limitava-se a fugir…
Nota: Foi castigo por ter violado o único convidado novo que estava no jantar… que não conhecia ninguém (coitado, que vergonha)!
quinta-feira, 2 de abril de 2009
Up-grade
Aproveitei que estava com um carrão para testar e dei boleia à malta da Parede.
A reacção foi gargalhada geral. Não que o Audi Q5 fosse cómico mas porque não estavam nada à espera de me ver num SUV todo quitado. A M. que estava no meio da rua à nossa espera, nem se apercebeu que nos estávamos a aproximar. A situação foi mesmo caricata…
A caminhada no paredão combinada à última da hora soube mesmo muito bem, deu para pôr a conversa em dia, e ver algumas caras conhecidas…
segunda-feira, 30 de março de 2009
G., case-study*
A insuficiência pancreática em 80% dos casos aparece no pastor alemão e 20% nos border collie. Não há registo algum de Golden Retriviers com este problema. Tinha que nos calhar a excepção…
O facto de ter diabetes também não ajuda, doença que também apareceu mais cedo que o normal.
Nesta quarta-feira lá vai o senhor G. fazer patinagem artística para não entrar na clínica (reconhece o cheiro à distância), fazer mais força ainda para não entrar num dos consultórios… e nem quero imaginar as fitas quando chegar a altura da ecografia e de lhe tirarem sangue.
Parece que a doença do G. está numa nova fase… e vamos lá ver o que é que vem por aí…
*Infelizmente… sabemos há muito tempo que o G. é uma raridade. E a princípio incomodava-me mais… quando fui com ele à Faculdade Veterinária em Monsanto, para ser visto pela maior sumidade/ professora/doutora/etc/ etc não gostei, diria mesmo detestei a forma como foi tratado. Os alunos (nada discretos) e a sumidade (mais contida) estavam na excitação total com o exemplar… viraram o Gaudí dos pés para a cabeça, furaram-no todo, e aposto que deve ter dado conversa por muitas semanas.
De facto a ajuda foi preciosa, e a dita professora/doutora em conjunto com o “nosso” veterinário (que até acendeu uma velinha para o G. ficar bom) descobriram finalmente qual era o problema. Mas a parte das “relações públicas” é que ficou muito aquém das expectativas…
O primeiro castigo que realmente funciona
Durante as últimas férias, na semana de 15 de Agosto, os meu filhos fizeram uma grande asneira. Mesmo das grandes. A pior de todas. Como s...
-
Há semanas infelizes… uma antiga colega de trabalho perde o bebé, um fotógrafo com quem fiz vários trabalhos, entre eles o primeiro de todos...
-
Lá por casa estamos a seguir a par e passo a novela do Bruno de Carvalho. Não perdemos um episódio. Mais alguém está viciado? As telenovel...
-
Ou tenho as pessoas a desejarem-me uma “hora pequenina” ou então… a perguntarem-me com o maior ar de espanto “está grávida? Não tinha repara...
