Um diário das minhas peripécias com o F., o Francisco, a Benedita, os amigos, a família e os estranhos. Ou como disse uma amiga minha o blog das aventuras da R. Espero que se divirtam a ler... tanto como eu a escrever.
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
A semana que passou…
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
15 dias é muito tempo…
Para a semana já estou de férias porque já não estou no meu estado normal… preciso de descansar. Estou de rastos, ou melhor dizendo, arrasto-me…
O Grande Casamento
Ajudei a noiva a preparar-se em conjunto com a mãe, a tia, e as madrinhas. Fiz fotos do making off… e o F. também tirou várias fotos. A M. estava linda.
Casamento “marcado” para as 17h00, noiva chega atrasada mais de meia-hora, primeiro entra o F. e a mãe na igreja, e logo atrás o pai com a noiva. E fartei-me de chorar neste casamento, primeiro com a entrada da noiva, e depois com a leitura personalizada do F. que dedicou à avó e à mãe, neste caso ficou a igreja toda a chorar. É que não estão mesmo a ver…
A “Quinta” onde foi o copo d’água era no centro de Lisboa. Tudo estava perfeito: o jardim enorme, a iluminação do espaço, a banda Jazz a tocar, a comida, e para variar conhecia a maioria dos convidados…
Particularidades a destacar:
Na lista das mesas, o meu Francisco também teve direito a ter o seu nome inscrito, aliás a M. fez isso com todas as grávidas convidadas, seis no total.
Todos estavam super bem dispostos, cheios de energia, estava tudo eléctrico e o F. também foi contagiado pelo ambiente. Só saímos de lá quando a pista fechou às 6h30. Mais as despedidas e tal chegámos a casa às 7h30! Relembro que estou grávida. Não consegui arrastar o F. da pista. Estava acelerado!
Foi o primeiro casamento a que fui, onde 100 dos convidados eram os amigos mais chegados... dos noivos.
O primo M. apanhou a sua primeira bebedeira mas alguém apanhou o seu primeiro vomitado, se soubesse que era dele tinha tirado foto. Juro!
O fotógrafo não era o típico dos casamentos, aliás ele nunca tinha fotografado um casamento na vida, era amigo do noivo e a área dele é o desporto… portanto ao contrário dos fotógrafos “normais” que tiram fotos espaçadas, ele disparava cinco fotos de seguida como se fosse apanhar um golo ou um lance espectacular.
Fui altamente assediada por um amigo do noivo, e o F. ao lado a achar imensa graça…abraçou-me, fez festinhas à minha barriga…parecia que nunca tinha visto uma grávida.
Tirámos fotos comprometedoras a uma babysiter que por lá andava, que por acaso era irmã de uma grande amiga nossa…
Tirámos muitas fotos e fizemos vários filmes.
Foi mesmo muito giro.
Melhor impossível.
Não consigo encontrar um defeito…
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Fim-de-semana prolongado
O jantar tinha mais grávidas do que não-grávidas, será que estamos a ficar velhas?, a Maria revelou-me o nome do seu namorado, e de mais dois pretendentes que não resistem ao seu charme, aproveitou ainda para deixar os peixes do aquário do restaurante completamente assustados com as suas flashadas patrocinadas pela máquina da tia M., o Afonso não parou quieto um segundo, o oposto do Andrézinho que é a calma em pessoa. Crianças…
Estava lá quase toda a gente, só faltou mesmo a presidenta da junta, o marido da A. e mais recentemente, a ex-coleguinha do colégio…
O Francisco recebeu ainda um presente muito giro da tia J.
Primo C.
sábado, 3 de outubro de 2009
BMW viral 1
Mais de cem milhões de pessoas em todo o mundo visionaram estes filmes. A BMW abria, assim, as fronteiras no início da década a uma nova forma de comunicação. Chamando, para o ecrã on-line prestigiados realizadores de Hollywood e actores de renome".
Imagens de marca
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Outubro
É que com tanta coisa que vai acontecer neste mês nem me lembro que faço anos… Há alguns meses atrás ainda falei com o F. de fazermos um jantarzinho para os amiguinhos mais chegados mas ele lá me convenceu que é capaz de ser arriscado… E depois a criança se lhe dava para nascer a meio do dito jantar, era chato mandar os nossos convivas embora sem sobremesa nem nada.
Pela primeira vez na minha vida não vou celebrar os meus anos.
Tortura de chocolate
Grávida, e cheia de restrições alimentares escrever seis páginas sobre o meu vício ia ser complicado… por isso fiquei com outros temas, mas a minha editora pediu-me ajuda para a acompanhar no tour pelas lojas da especialidade. Na terça-feira descobrimos lojas fantásticas em Lisboa, e só uma vez experimentei duas pontinhas de chocolate, um era bom, o outro parecia que estava a comer terra, era 100% cacao. Blargh!
Não sei como resisti à tentação… o cheiro, chocolate do chão ao tecto, de todos os sabores e feitios…
Pelo meu périplo fui encontrada pela J. e respectivo o Zé Maria.
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Fim-de-semana em família
Domingo, tivemos convívio/jantar das legislativas na casa da J., e finalmente peguei no Zé Maria ao colo! E como esta cabeça não anda muito boa, a pensar em mil coisas ao mesmo tempo, esqueci-me de tirar fotos! Acho que ainda não recuperei o ritmo…
sábado, 26 de setembro de 2009
Quem é a máquina fotográfica mais linda do mundo? Quem é?

Em síntese: os empregados eram simpáticos, entregámos a máquina na terça e na sexta-feira da mesma semana estava pronta (não foi mais rápido porque o F. esqueceu-se de deixar a bateria) e pagámos a módica quantia de 50 euros… A máquina está impecável, teve o bónus de vir toda limpinha e tem um ano de garantia a reparação. É que não posso pedir mais nada…
Ah! Eles arranjam várias marcas para além da Nikon. Quando precisarem do contacto, posso cedê-lo por 25 euros.
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Informação para quem ainda não tinha olhado para o calendário
Estava só a dizer…
A praxe da praxe
Está uma pessoa do alto dos seus 19/ 20 anos a gritar sexo e passo eu só para ser “corta-barato”… Que falta de graça.
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Estranhos parte II
“Olhe, desculpe, podia-me dizer o que é que estão a dar?”
E o F. a achar muita graça à pergunta respondeu: “Não estão a dar nada, é a pagar”.
A senhora estranhou a resposta, mas não alongou mais a conversa, e foi-se afastando a olhar para trás…
Estranhos parte I
E eu, surpreendida respondi “Muito obrigada!”.
Que querida.
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Percalço
Agora tem que esperar que a dita modista-chique fique boa para fazer a prova final. Ai que nervos! Coitada a M. (a noiva) está prestes a ter um colapso.
Pensamento positivo: faltam três semanas para o casamento… a senhora-estilista até lá cura-se.
Problema de comunicação
Ainda houve tempo para vê-lo a mexer os olhos (que giro!), abrir e fechar a boca, mexer a mão… confirma é mesmo um bebé.
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
No fim-de-semana...
O objectivo foi mais que conseguido, houve uma grande empatia entre os vários convidados, correu muito bem. O “segundo” café foi na casa do pai, que estava tão bem decorada, ao mais ínfimo pormenor, que não me importava nada de morar lá.
No domingo, mergulho de fugida no Guincho (estava tanto vento que parecia um encontro internacional de windsurf e kite-surf) e passeio/ lanche com o sobrinho Estrelinho, que está gigante, já diz quilos de palavras (bolacha com um mix de “chachacha” é a minha favorita) e tem medo de ir às cavalitas do tio Pipo.
Decidi experimentar um novo sabor no Santini (correm sempre mal estas experiências) melancia, que era uma bela porcaria. Não aprendo. Hoje ainda não tinha dito isto…
34 semanas
Ainda não estou a ver que tenho um bebé dentro da minha barriga, e muito menos que vai viver lá para casa. Pensando assim: em Novembro já tenho um filho nos braços é… estranho, que no Natal já há mais um membro na família é esquisito. E porque ainda não estou bem a ver o turbilhão de emoções que vem por aí… não estou preocupada. Para mim ainda falta uma eternidade para o dia do parto. Se calhar em Outubro quando a contagem decrescente começar à séria, talvez volte a dormir (sempre para o lado esquerdo) sobre o assunto. A ver vamos.
domingo, 20 de setembro de 2009
Malas à porta
“Caro senhor, quando quiser chegar é só dizer. Estou às suas ordens!”
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Experimenta Design
Mais informações no site oficial www.experimentadesign.pt.
"A ExperimentaDesign Lisboa 2009 vai olhar para o tempo enquanto material, recurso e desafio: tempo para pensar, tempo para colaborar, tempo para reflectir.Está na hora. E vem mesmo a tempo".
Máquina fotográfica, o drama
Ora com estas demoras todas (ah! Enviaram-nos o orçamento por email, que não chegou, ligámos para lá, e a resposta que tivemos foi “de facto é possível que não tenham recebido porque tivemos com problema no servidor”. Que competência!) falta um mês e meio para o Francisco nascer e a máquina nunca mais fica arranjada…
Agora ainda vai a arranjar para outra loja e portanto a previsão para ter a máquina pronta é lá para o início de Outubro.
Com tantos dias do ano para se avariar, tinha que ser agora… Quero a minha máquina de volta!
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Imbróglio
Fico muito feliz que estejam todos na maior excitação com o novo membro da família e que me queiram apoiar, mas naquele momento quanto menos confusão melhor. Só vou querer paz e sossego. Parece que estou a pedir muito.
Quando acho que já tenho muito com que me preocupar aparece sempre mais alguma coisa… Ainda bem que vou ter o bebé num hospital público, um local com horários para cumprir.
Alguma sugestão para contornar esta questão?
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Maratona 2
A seguir, e a caminho do Guincho apanhámos uma estrela que andava de patins na ciclovia, e já na praia eles aproveitaram para dar um mergulho, antes do almoço com a Cata e o Pica. Um verdadeiro almoço de Verão, do qual só senti o cheiro…sangria, pimentos padrón… Para sobremesa mais um mergulho, desta vez também fui. Estava um dia fantástico no Guincho, sem ponta de vento, e não havia quase ninguém na praia. Uma maravilha.
Ao fim da tarde, lanche com os primos C. e F., com direito a Santini, “Padrinho” e presentes bem giros para o Francisco.
Foi mesmo uma semana cheia.
Na semana passada esqueci-me…
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Maratona
E esta semana até ao domingo vai ser uma verdadeira maratona: terça foi dia de fazer tricôt de grávida, de trocar informações com a M. (acabamos sempre por ter coisas novas para dizer uma à outra) e de ver as mudanças que o Quique anda a fazer lá por casa. Á noite peixe cozido para toda a gente, e tivemos a amiga E. a jantar lá em casa, só a ela é que oferecia peixe cozido (juro que não a queria mandar embora).
Ontem, foi dia de ter a cunhada e o noivo a jantar (também) lá em casa, queria porque queria ver o quarto do Francisco. E quem sou eu para contrariar. A reacção dela foi mesmo gira, a ver tudo ao pormenor… e depois ficou agarrada ao berço a olhar lá para dentro, e não queria sair dali. Muito cómica.
Sábado é dia de almoço com os sogros, lanche infantilóide do primo G. que faz 4 anos, e jantar da amiga J. que faz 30 e aproveitar para ver os amigos católicos. No domingo, café com primo C. e prima F. Uff!
Isto tudo… sem máquina fotográfica! Só me apetece é chorar.
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Arriba... arriba...
Evito ao máximo estar em locais públicos cheios de gente (deixei de ir ao cinema, por exemplo), deixei de fazer viagens para o estrangeiro em trabalho (agora só deslocações nacionais), quando tenho que ir às compras não toco em nada, botões de elevador, portas, corrimões…. Mas é inevitável não tocar no multibanco (como é que pago as contas?), ou no carrinho das compras.
Sim, estou um bocadinho paranóica. Estou a pensar seriamente em fazer uma promessa, para pelo menos não apanhar este vírus durante a gravidez, e pelo meio lavar muitas vezes as mãos.
Casório da prima 2
Quando chegámos à igreja, encontrámos logo um dos primos a que sou mais ligada, o F. e respectiva mulher (damo-nos muito bem com este casal) e a primeira coisa que o meu primo faz é gozar connosco, eu e a mulher (a C.), porque estávamos as duas com vestidos da mesma cor*.
Ao que a C. responde: “Ah não faz mal, ela está grávida”.
E eu agradeci a gentileza.
*Aliás era a cor predominante. Estamos a falar do roxo.
Bem que a senhora da loja da Pedra Dura avisou, “olhe que todas as clientes que querem comprar bijutaria para casamentos vão de vestido roxo ou verde”. E de facto confirmou-se.
Casório da prima
E assim de uma cajadada só meti-me em apuros. Das duas uma:
• Ou estou casada, e foi outro padre que celebrou a missa (o que é uma afronta familiar)
• Ou não estou casada, e estou grávida, a viver em pecado com o meu namorado (o que ultrapassa a afronta, é portanto um sacrilégio aos olhos de Deus)
E então apresentei-o ao meu tio só pelo nome, sem dizer qual era a sua ligação a mim… Ao que o meu tio, que não estava nada a perceber aquelas apresentações perguntou-me de quem é que ele era? (tradução: era filho de quem?), e eu respondi em tom de brincadeira que “era meu”. Baralhação completa. E no meio do stress da noiva a chegar à igreja, e nós a entrar, a conversa ficou por ali.
Horas mais tarde, o tio padre esteve a falar com os meus pais na Quinta do copo de água, e perguntou por mim (!?), como é que estava, o que é que andava a fazer… Ou seja…não me tinha reconhecido (sim, não nos víamos há muitos anos). Moral da história, veio falar comigo outra vez, a pedir desculpas por não me ter reconhecido… e nós os dois a falar, com uma barriga de grávida no meio, e sem tocar no assunto.
Não tenho mais comentários a fazer.
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Replay
A faltar mesmo para o quarto estar pronto só uns bonecos que a prima-artista vai desenhar nas paredes, no segundo fim-de-semana de Setembro, e uns origamis e outras artes em papel feitos pelo primo R. que vão encher (finalmente!) o candeeiro do quarto.
Como a minha mãe costuma dizer eu “faço tudo com as mãos dos outros”, e eu digo em minha defesa que sou a criativa. Alguém tem que ter as ideias! E luzes é o que não me falta!
Setembro em Lisboa
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Os outros pais
Curso de preparação para o parto
Todas tinham a sua particularidade: tínhamos a fumadora (que confesso que me fez muita confusão), outra que tinha lido num livro de grávida que deveria comer 5 porções de fruta por dia (!?) e beber sumos de fruta (e está com diabetes), a grávida irritante que não lhe doía nada, nunca enjoou, dorme lindamente, não tinha nada de nada, só barriga, e no outro extremo a que antes de vomitar tinha que ir à casa de banho fazer xixi primeiro, porque sofria de incontinência, ou ainda a tal brasileira que ainda vai nas 28 semanas e já tem 12 quilos em cima.
A enfermeira que dá o curso é bastante simpática, paciente, boa comunicadora e educada. Pais presentes… apenas 5. O F. vai começar a ir a partir da próxima aula.
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Divórcios à vista
Fico sempre triste com estas notícias… mas se calhar é melhor assim, não vale a pena insistir no que não tem solução. Não dá, não dá.
Férias Grandes
Em Moledo, as férias foram também um ponto de viragem: os amigos com quem costumamos estar, estão todos casados e cheios de filhos. Assim de um ano para o outro. Sem mais nem menos as rotinas mudaram… para pior, a meu ver. Andámos desencontrados.
E ainda: o M. teve as primeiras aulas de condução com o F., andei a receber parabéns pelo Francisco de quilos de tios, a tarde da praxe na piscina da tia G., uma tarde na praia de Sta. Tecla, mais presentes para a nossa criançola, o Gaudí é o chefe da matilha e mordeu o primo SenhorSouza (só para mostrar quem manda) que foi directo para o veterinário com o focinho a sangrar e com uma unha a menos, conversas no alpendre até às tantas, muita sorte com o tempo, circo em todo o lado e o carro do “Homem-bala” que se fazia anunciar às 11h00 sem falta, os caniches afinal são só pretos, pequenos, médios e grandes, o border collie Diego que está mais crescido saltava a vedação sempre que queria ladrar mais de perto a um cão que fosse a passar na rua (o cabo dos trabalhos), a nossa máquina fotográfica levou um pequeno toque do Diego e ficou avariada quase as férias todas (estamos a aguardar orçamento em profunda depressão), a festinha inesperada da Carminho na minha barriga, a nova empregada lá de casa era uma verdadeira personagem e sempre que dizia qual a data prevista para o parto, alguém me pedia uma data especifica porque era o seu aniversário (descobri que meio mundo faz anos em Outubro… até eu!).
Em Tróia, para a despedida, tivemos os melhores dias de praia de sempre, este fim-de-semana esteve no ponto.
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Por falar em casamentos…
1. Comprei o vestido nos saldos
2. Não foi propriamente numa loja exclusiva (Lanidor)
3. E tendo em conta o formato do nosso corpo, falo em nome das baleias, não há assim tanta variedade no mercado…
Bom, bom, era que uma top-model levasse um vestido igual ao meu. Nesta situação só me restaria “nadar” de fininho… a ver se não dava muito nas vistas. Ou então, quem sabe, pôr uma jarra em cima da barriga e fazer de mesa… Enfim, o que não me falta são planos B.
Informação aos ouvintes
Estado de graça
E… (nada a ver) não meço bem as distâncias entre a minha barriga e os objectos no geral, não dou o devido desconto, até parece que fiquei grávida ontem…
Corte de cabelo, a saga
Último fim-de-semana em Agosto em Tróia

No fim-de-semana que passou “despedimo-nos” de Tróia, só lá iremos regressar em Setembro, pelo meio temos 15 dias de férias, e o primeiro casamento da temporada.
Para não variar (e ainda bem), tivemos visitas, desta vez foi a mana M. e o noivo, que ganham o prémio dos mais sortudos com o tempo. Esteve um sábado fantástico, e tivemos como bónus dois golfinhos que passaram aos saltos no mar, a poucos metros da praia. E é claro que registamos o momento. O F. tirou uma foto de um golfinho com um peixe na boca em pleno salto (foto abaixo). Lindo!
Á noite fomos jantar ao restaurante da praia, e estava uma temperatura fantástica e foi de facto diferente ter de atravessar a areia para chegar ao local do repasto. A empregada que nos atendeu não tinha os parafusos todos no sítio (é karma!) e de vez em quando o seu discurso não fazia muito sentido…
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
Post tudo ao molho...
• No fim-de-semana que passou recebemos em Tróia, sim comprámos a localidade, a Família Quique. Muita praia, refeições na varanda, conversas sobre tudo e mais alguma coisa, um BMW que foi um óptimo companheiro de viagem, F. a tentar dominar o papagaio, muitas fotos (que ficaram bem giras), três vivas para o pára-vento e senti o Henrique! Destaque para uma situação insólita na praia: uns pais a tirar fotos a cair para o pornográficas, do tipo o pai a agarrar as maminhas da mãe (que estava de topless) e a filha, que deveria ter uns 5 anos a fazer de fotógrafa… O F. claro que fotografou este momento muito sinistro.
• O meu sobrinho-lindo Zé Maria lá nasceu por si, no dia que estava marcada a indução, a 1 de Agosto. Não é parecido com ninguém, mas com ele mesmo (opinião de todos os que já o visitaram), a mãe estava com óptimo aspecto, nem parecia que tinha acabado de ter um filho. O rapazola pesa 3,500 e não consigo imaginar como é que tamanha criança saiu da barriga da J. E claro que já o tenho dentro da minha máquina fotográfica.
• De vez em quando penso no parto, e não estou mesmo a ver como é que o Francisco vai sair daqui. Sem medos digo que tenho medo. É que não estou mesmo a visualizar mesmo a situação…
• A minha barriga cresce de dia para dia e as minhas t-shirts encolhem, é um fenómeno.
• O Francisco mexe-se cada vez mais, e os movimentos tendem a ser rebuscados/esquisitos. Esta criança ou vai ser baterista, ou Fred Astaire… ou qualquer coisa que implique muito movimento. Não sei onde é que ele foi buscar tanta energia… E se sair ao pai (leia-se terrorista) vai passar grandes temporadas nas casas das tias-queridas. E quando acabo de escrever este post levo mais uns pontapés ou qualquer coisa do género, que é para não me estar a queixar.
• Bem, malta, vou descansar para o sofá… Até breve.
quinta-feira, 30 de julho de 2009
Pontualidade nem vê-la
Irmandade Secreta do Tricô
Caixa exclusiva IKEA
De todas as vezes que fui ao Ikea, desde que estou grávida, e fui pagar na caixa EXCLUSIVA para grávidas, crianças de colo e velhinhos, há sempre alguém que tenta pagar nesta caixa sem cumprir os requisitos… Uma vez foi um casal, depois de avisados pelo empregado da caixa, ele disse que era deficiente (assim que ele disse isto, a mulher pirou-se logo para outra caixa), perguntou qual o grau de deficiência que tinha que ter, e o senhor da caixa a explicar que tinha que ter um atestado médico que o comprovasse… Ele que tinha bom ar estragou logo tudo com tanta estupidez. Ficou lá décadas a insistir.
Depois outra vez foi um homem a dizer que estava manco da perna, se não dava para ser atendido… e ontem foi a gota de água: um casal que estava na fila foi avisado da exclusividade da caixa, ela, brasileira, começou logo a dizer:”Ah! Então se é preciso estar grávida, eu estou grávida”. E a senhora da caixa a explicar que quando não é visível tem que ter um comprovativo, e a brasileira a levantar a t-shirt a mostrar o pneu e a falar no néném (não faço ideia como é que se escreve nesta língua), e a levantar o tom de voz e a fazer a maior peixeirada. E a perguntar à senhora da caixa se estava a desconfiar dela…um filme, a senhora da caixa teve que a deixar pagar… E por acaso, atrás estava uma grávida (de verdade) para ser atendida…
Até agora consegui-me controlar e não defender o senhor da caixa…até agora… Dizem os especialistas que as grávidas de verdade ficam “alteradas”, quantos mais meses têm em cima…
Nota: Roguei uma praga à brasileira para não ser espertinha.
Nova perspectiva
quarta-feira, 29 de julho de 2009
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Sábado por Lisboa
Na fila do Santini encontrámos por acaso a Presidente da Junta, e ficámos a saber que o Salvador já começou a andar. Ainda ontem nasceu….
Sentados perto de uma esplanada a comer um gelado que sabe sempre a pouco, fomos brindados com uma animação de rua, dois homens e duas mulheres mascarados de pescadores/ peixeiras à antiga, fizeram o maior alarido, mais do que possam imaginar. E por tudo e por nada faziam trocadilhos/piadas com os mais variados peixes: “Pcht, calula!”, “Quem não tem cão, caça com peixe-gato”, “para mim é pão-pão, peixe-peixe” etc… etc… Era impossível não rir com tanta parvoíce.
Antes de um jantar lá em casa com a família do F. (o pretexto era verem o quarto do Francisco), ainda demos um saltinho ao Aki e ao Staples… há sempre coisas a faltar… O jantar foi muito giro, e a Tia R. que se tinha oferecido para levar as entradas, levou tanta coisa, que vamos ficar semanas a comer quilos de queijos…
O Francisco recebeu mais presentes da tia e da avó.
Segunda casa
Pintar de novo (a azul de macho), forrar a tecido o armário antigo da minha avó, comprar novas estantes, reciclar uma mesinha de cabeceira, comprar novas peças de mobiliário para o quartinho do Francisco e esperar por mais uma visita da prima-artista que vai fazer novos desenhos nas paredes. Finalmente o antigo escritório vai ficar como eu gosto. Estou em picos para que fique pronto. E já falta pouco.
domingo, 19 de julho de 2009
Oficialmente, baleia
Tróia non-stop
De regresso
Uma semana inteirinha em Tróia só a fazer praia, sestas e a passear o cão. Foi muito duro! Estou assumidamente a despedir-me da boa vida.
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Despedida da barriga da J.
O encontro foi na casa da J. e aproveitámos para ver o quarto já montado do Zé Maria, que tem um berço de família muito fofinho. A conversa foi à volta de um sorbet de tangerina do Pingo Doce muito bom. Recomendo a compra.
E para não variar falámos uns por cima dos outros, e com muita gargalhada pelo meio. O Francisco fartou-se de mexer e todas as tias conseguiram senti-lo. Os tios J&J aproveitaram a oportunidade para oferecer um brinquedo muito querido ao Francisco.
Foram todos ao encontro menos a A.Larika porque ficou sem electricidade em casa (esta rapariga inventa com cada treta).
Da próxima vez que vir a J. vai ser na maternidade da Cruz Vermelha… que excitação.
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Em sentido!
Ninguém escapou à sua crítica.
Disse mal dos 1001 cremes anti-estrias que existem no mercado para as grávidas, que não têm bula, e deviam ter. Que muitos dos ingredientes são potencialmente cancerígenos, mas que a indústria trata de contornar essa questão. No entanto ainda há esperança, parece que a União Europeia já está a começar a regulamentar isso (assim que tiver mais informações publicarei aqui no blog).
Então e qual foi a solução que ele apresentou? Óleo de amêndoas doces, não só para a grávida mas também para o bebé quando já estiver cá fora. E passo a citá-lo “todos os meus filhos só usaram óleo de amêndoas doces e nada mais”. E para além disso alimentação saudável, muita água e exercicío, são os melhores remédios para não ter estrias.
Depois criticou as mães e avós que acompanham a grávida nas ecografias e que dizem que no tempo delas comiam como se não houvesse amanhã, e as crianças nasciam todas saudáveis, que engordavam 100 quilos e não havia problema nenhum para a saúde dos bebés. O médico a fazer as vozes das mães e avós tinha muita graça.
E depois os obstetras ainda levaram por tabela porque não acompanham as grávidas como deve ser e que dizem que podem comer tudo, com conta peso e medida, quando não é verdade!
Enfim, sai de lá em sentido. O F. rejubilou com a conversa.
terça-feira, 7 de julho de 2009
Santini-expresso
Francisco anda na montanha-russa
O que salvou o dia foi o almoço na Quinta do Convento, com comida fantástica e uma paisagem de perder de vista. Não me importava nada de morar ali…
Fumo branco
E para que certas pessoas se deleitem comigo a engolir mais um sapo, caramba não aprendo, o bebé cá de casa vai chamar-se Francisco Maria, o segundo nome a pedido do pai que gosta da combinação e pelo caminho aproveita para homenagear a sua avó materna.
Glup! Sapo engolido. Venha o próximo.
Preparativos
Próximo passo: mudar a pintura da árvore tenebrosa e invernal que ainda lá mora…
sexta-feira, 3 de julho de 2009
Primeiro prémio para a “Tocador de barriga” (so far)
segunda-feira, 29 de junho de 2009
Mitos da gravidez
Ora no primeiro ponto, não dei por nada, continuo com a mesma vontade de comer de sempre, ou seja, nenhuma. Continuo a manter o traço da infância em que a minha mãe chegava ao ponto de dizer (e ainda hoje diz) “se quiseres eu mastigo-te a comida”. E portanto porque não quero que o Nico passe fome, tenho que comer como uma pessoa normal, a muito custo, confesso. Transformei-me numa máquina de comida.
Ninfomaníaca, também não dei por nada, continua a ser seguro para o F. passear-se pela casa.
E por fim, a lerdice, e aqui tenho que admitir que passei a esquecer-me de tudo, a trocar/ esquecer datas, a não saber o que estava a fazer, não sei quem sou nem para onde vou. Neste momento pedir-me para tratar de um assunto ou dar-me um recado é a mesma coisa que falar para as paredes. Esqueçam! Porque eu também esqueci. Li não sei onde que o cérebro chega a encolher… o que me parece um pouco exagerado mas pensando bem, de repente fiquei sem espaço para nada. O F. já desistiu de se chatear quando respondo "esqueci-me..."
É um menino!*
Cá em casa já se fazem planos para partidas de bola e ténis… e quanto a nomes ainda não há certeza absoluta mas em principio será Francisco. Outras hipóteses na mesa: Manel e João…
A J. assim que soube da novidade disse logo que estávamos a trabalhar para uma equipa de futebol… e só em filhos de amigos as contas são assim: Católicos (4 rapazolas a contar com o Nico), Faculdade (mais 2) e Parede (mais 4). Quando alguém me disser que vai ter uma menina, vou achar que é mito mas pensado bem, alguém tem que fazer de árbitro…
*Para que conste, este ponto de exclamação teria sido escrito com a mesma intensidade se fosse uma menina.
domingo, 28 de junho de 2009
A Apresentação
A apresentação foi muito emocionante, ou o tema do livro não fosse a trisomia 21. Estava a controlar-me para não chorar, e muitas pessoas da audiência também, e o facto de estar grávida não ajudou… (em todos os sentidos). O F. também ficou emocionado, e em 12 anos que o conheço vi-o chorar duas vezes (se não me falha a memória), só para terem um bocadinho noção do ambiente…
A apresentação correu muito bem, o local escolhido à beira-rio era perfeito, as hospedeiras muito jeitosas e o espaço estava a abarrotar.
Cheira tão bem...
E eu pergunto: “E isto é credível? Alguém vai comprar este produto porque uma avestruz casada com um urso aconselha? Ou será uma metáfora, e somos todos uns grandes animais que cheiramos tão mal, que só dá para conviver com um ambientador pelo meio?"
Não percebo esta publicidade e gostava mesmo de saber se funciona. Algum especialista que me explique!
Ah! E já agora: “Como é que uma avestruz e um urso tem um filho leitão?” Aqui há gato…
terça-feira, 23 de junho de 2009
29 de Junho
Certeza só há uma, alguém vai acertar…
Próximo…
Desafio
Passo a explicar, o Continente tem uns carros eléctricos para fazer compras só para grávidas e velhinhos queridos, e adivinhem quem é que vai conduzir um brevemente? O desafio está feito, só falta marcar o dia!
Elogio ao Continente
Tróia e Companhia
Nota: Temos ainda a companhia de um casal de andorinhas que decidiu montar ninho no candeeiro mesmo por cima da porta da nossa casa. O que mudou completamente a nossa entrada, nos dois sentidos, agora entramos devagarinho e sem fazer barulho para não as assustar…respeito pelos vizinhos é muito bonito.
sexta-feira, 19 de junho de 2009
Festa do social
De destacar os quilos de focos de luz por todo o lado, os “croquetes” mais pequenos de sempre, um calor infernal (não havia ar condicionado) e aquela miséria engravatada toda não arredou pé da festa enquanto não foi sorteada a viagem de uma semana com tudo pago.
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Os “tocadores de barriga”
E quem são estes indivíduos? “Desconhecidos que têm uma vontade incontrolável de tocar nas barrigas salientes das grávidas”. Amigos e família é normal e não me incomoda de todo, agora estranhos… fico sempre sem saber onde enfiar a barriga... e o truque dos tops largos já não pega, porque já não é possível disfarçar.
Aqui vão algumas técnicas para “enxotar com delicadeza” estranhos que não têm noção:
“Vire-se ligeiramente ou dê um ou dois passos para trás afastando-se do transgressor”
“Vá falando. As pessoas tendem a não fazer o movimento de tocar na sua barriga a meio de uma conversa, por isso mantenha o contacto visual e não pare de tagarelar” (esta parece-me fácil…)
“Agache-se subitamente para atar o atacador do sapato” (caros autores do livro, quanto muito coçar o joelho, porque nos dias que correm atar um atacador requer uma ginástica complicada e estranha)
“Finja um súbito ataque de tosse”
Quanto às técnicas verbais, um pouco despropositadas, mas que sempre dá para rir só de imaginar a minha cara a dizer o que se segue a um estranho:
“Não, obrigada”
“Se quer tocar na minha barriga, vai ter de me deixar tocar na sua primeiro”
“Eu conheço-o?”
“Simplesmente grite: TIRE AS MÃOS DAÍ!”
Confesso que nas minhas experiências com “tocadores de barriga” não tive tempo nem para me aperceber da situação, foi tudo tão rápido que quando olhei já tinha uma mão estranha colada à minha barriga… Dava tudo para ter visto a minha cara…
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Nico, cheio de pica
Enquanto escrevo este post a criança continua a mexer, está me a parecer que vamos ter um Nico energético.
XS versus XL
Já para não falar nas alcunhas que me vai arranjando: Sancha (Sancho + pança), bola, e outros que tais…
quarta-feira, 3 de junho de 2009
Dramático, diria eu
“A secretária de Estado da Justiça, Nebahat Albayrak, anunciou o encerramento de oito prisões nos Países Baixos. O encerramento provocará a supressão de 1.200 empregos. Actualmente, o sistema penitenciário conta 14.000 celas, o que já não corresponde às necessidades reais, de apenas 12.000 celas. O excedente de celas explica-se pela baixa da criminalidade nos Países Baixos, sobretudo da criminalidade grave. Uma das medidas encaradas é a transferência de prisioneiros belgas, em sobrelotação, para prisões neerlandesas. Estão a decorrer negociações a este respeito com o ministro da Justiça belga Stefaan de Clerck. Enquanto o sistema neerlandês se debate com um excesso de capacidade, o sistema belga está precisamente em carência de espaço. A falta de celas na Bélgica é tal que pessoas condenadas a penas de menos de três anos, não são encarceradas. Em vez da reclusão, põem-lhes pulseira electrónica, o que, por sua vez, gerou uma falta de pulseiras. Nas próximas semanas, será tomada uma decisão relativa à transferência de 500 prisioneiros belgas para a prisão da cidade neerlandesa de Tilburg”.
Borboletas
Perguntei a tudo o que era grávida e mães qual era a sensação (era algo novo para mim, precisava de saber com o que contar) e cada uma descreveu à sua maneira: “parece um aranhiço”, “parece uma dormência”, “parecem borboletas”… A mim pareceu-me mais a terceira hipótese, um toquezinho muito leve e passageiro.
Soprar de velas
Antes de nos cumprimentarmos, baby Nico e baby Santos deram o seu primeiro “passou- bem”, família e amigos reunidos.
Gostei do facto de haver comida “grávida-free”, das fotos da praxe, de pôr um bocadinho a conversa em dia e da casa cheia de crianças.
O F. conheceu finalmente a mãe da M. que foi uma grande amiga da tia dele.
terça-feira, 2 de junho de 2009
Baptizado da Maria foi…
Jantar em Belém
Nota: Alguém sabe a razão do fogo de artifício em Belém no sábado à noite?
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Fraude Facebook
Divulguem a toda a gente que conhecem...
terça-feira, 26 de maio de 2009
29 de Outubro
No meu dia de anos se me virem de perna cruzada não estranhem, vou mostrar ao Nico* quem é que manda aqui.
*Nome provisório para o bebé
A sério, é mesmo para responder?
Custa assim tanto?

Nota: Descobri este cartaz hoje... parece que foi de propósito.
quinta-feira, 21 de maio de 2009
2780 Taberna
O restaurante só tem 30 lugares, por isso convém marcar com 2/3 dias de antecedência, o menu é de degustação, ou seja, é fixo e servido em pequenas quantidades, e a única coisa que escolhem é a sobremesa. Se não estou em erro, o menu muda todas as semanas.
O menu desta semana foi (estava tudo óptimo):
Sopa fria de melão e manga com espuma de hortelã
Arancini de cogumelos selvagens
Alheira com grelos
Risotto de courgettes com salmão marinado em citrinos
Migas com lombinhos de porco recheados
As sobremesas para escolher eram muitas, nós escolhemos Bolo de chocolate Eusébio e Cheesecake de Maracujá. Das muitas sugestões que a simpática empregada fez fiquei com vontade de experimentar o arroz doce com sopa de morangos.
Para beber dediquei-me à groselha e o F. deliciou-se com uma sangria que disse que era de beber e chorar por mais. Quanto a preços terão de perguntar ao F., mas ele disse que não era caro.
Vá, agora vão lá almoçar a vossa massa fria com atum enlatado. Bom apetite.
Para os mais curiosos o site é www.2780taberna.com
Festival Islâmico de Mértola
“De dois em dois anos, Mértola recua até à Idade Média e transforma-se num gigantesco souk islâmico, onde músicos e bailarinas exibem as suas artes, os artesãos vendem os seus artefactos e os cozinheiros oferecem cuscuz e chá de menta aos visitantes.
A 5ª edição terá lugar de 21 a 24 de Maio, e conte com o mercado de rua de manhã à noite, com animação, leitura de contos, lançamentos de livros e muitas outras actividades, por entre a venda de objectos como as tagines de barro ou os chinelos de pele colorida, e a degustação de sabores exóticos. O cair da tarde trará teatro e dança. À luz do luar não faltarão concertos de música de raízes islâmicas, em cenários como o castelo ou o cais do Guadiana. O fim-de-semana oferece, ainda, uma feira do livro e o prolongamento da noite de sábado com uma dance party. A programação detalhada pode ser consultada no site da Câmara Municipal de Mértola, em www.cm-mertola.pt”.
In Lifecooler
É de aproveitar
In Lifecooler
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Hemisfério Sul
Ele há gostos para tudo.
As aparências…
Senti-me muito mal… o olhar de desilusão do bombeiro…
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Sócrates revelou que tem insónias por causa do desemprego
In Público
Mas alguém ainda acredita nos políticos? A sério…
terça-feira, 12 de maio de 2009
Publicidade
Kate Moss come carne de porco magra
Primeiro ponto, alguém acredita que existe porco magro?
Segundo ponto, alguém que queira manter/ recuperar a linha vai comer carne de porco?
Terceiro ponto, apareceu a gripe suína, e apesar do contágio não estar relacionado com a ingestão de carne de porco, há quem tenha deixado de comer. O timing não foi perfeito.
Esta campanha é completamente despropositada, e gostava de saber se realmente vai funcionar… Não ponho as minhas mãos no fogo.
segunda-feira, 11 de maio de 2009
Altos e baixos
No sábado de manhã decidi aspirar finalmente o Pony que estava nojento (tinha vergonha de dar boleia) e à tarde tivemos a festa de anos do Salvador, que já fez um ano! A festa “apesar” de infantil durou até às 23h00 (já sem crianças… e alguns adultos). E eu no picanço com a Lara (para quem não sabe é uma criança de 9 anos).
No domingo, almoço com mãe, lanche com primo C. e ao fim da tarde estive num velório e tive a capacidade de me apresentar a um primo meu em segundo grau (só para terem noção do tamanho da família, e para terem noção de como a conheço tão bem… somos muito unidos).
Enfim, não terminei muito bem o domingo…
Estreia absoluta
sexta-feira, 8 de maio de 2009
Enfermeira-nazi
A enfermeira-nazi respondeu “um por mês”.
Engoli em seco e disse que ia tentar cumprir… E é claro que não estou a cumprir coisa nenhuma! Em média como dois doces por semana. É o meu único vício. E para quem antes comia um doce por dia… nada mal, digo eu.
Claro que na consulta de ontem tive que confessar o meu pecado e tive como prémio uma cara de desaprovação. Mas como engordei apenas os quilos “supostos” menos mal.
Para que conste na acta, o top model que quando estava de dieta proibiu a entrada lá em casa de qualquer tipo de alimento que tivesse um grão de açúcar em cima… agora que eu preciso de me controlar por causa do bebé, aparece lá em casa com tabletes de chocolate em tamanho XL! Isto quando não se lembra de comprar o meu favorito. É um querido.
Feira do Livro
Para quem gosta de ir ver as vistas informo que comida não falta: farturas, pipocas, pitta shoarma, cachorros quentes, os clássicos gelados Olá, e os novos gelados “Ben & Jerry” (que recomendo vivamente, aliás deveria dedicar um post só ao sabor “chocolat fudge”, de tão bom que é). A Feira acaba no domingo dia 17 de Maio.
Horário: semana 12h30 às 20h30/ fim-de-semana e feriados 11h00 às 23h00 (que é uma verdadeira violência para quem lá trabalha).
Véspera de fim-de-semana e feriado a Feira fecha às 23h00.
Nota: Corre o rumor que a Feira durante a semana vai passar a fechar às 21h30, a pedido de muitos clientes. A ver vamos.
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Se há coisa que me irrita solenemente...
segunda-feira, 4 de maio de 2009
Em festa
Na própria quarta-feira feira lanchámos com os meus pais, jantámos com os pais/tia/primo/mana do F. e ainda passámos na casa da E. para dar a novidade. Fora os telefonemas quando íamos a caminho de algum sítio.
Na quinta-feira fui lanchar com a A. (com direito a brinde com gelado do Santini) passei a correr pela casa da C. (que é uma chata e nunca pode ir tomar café) e impingi-me para jantar na casa da C.G. e contar a boa nova na companhia do F. Mais telefonemas pelo meio.
Na sexta-feira fomos jantar com os amigos Católicos e mostrámos as “fotos”. E no sábado, dia de casamento da amiga S. aproveitámos para espalhar a notícia. Mais telefonemas.
Quase 15 depois, ainda não conseguimos dar a novidade a toda a gente...
Lá em casa continuamos em festa.
Algumas reacções quando mostrámos a ecografia:
1) “Porque é que me estão a mostrar a ecografia do Gaudí?” (o nosso cão tinha feito uma eco há uma semana, e a pessoa em questão vê mal ao perto)
2) “Quem é o Xavier?” (O nome do Hospital onde tinha sido feita: “Xavier, S. Francisco”)
3) “Encontraram isto no chão?”
4) “Ah! É o Tozé?” (Outro baby do grupo que vai nascer)
5) “Como é que vocês [eu e o F.] fizeram isso [bebé]?” (Novidade contada por telefone)
A grande maioria ficou em estado de choque/surpresa porque não estavam mesmo nada à espera, tivemos direito a abraços asfixiantes e lágrimas. Foram mesmo giras as reacções. Em certos e determinados casos tivemos mesmo que jurar a pés juntos que aquele bebé era MESMO nosso.
domingo, 3 de maio de 2009
Casamento da S.
O casamento teve a particularidade de ser pelo civil (nunca tinha ido a nenhum) e foi realmente diferente não só porque a cerimónia foi ao ar livre, como demorou apenas 15/20 minutos, e ainda um amigo do noivo, que é figura pública, fez um texto muito cómico para pôr os convidados a participar.
O F. fartou-se de registar os vários momentos do dia, em foto e filme.
Nota máxima para a noiva que estava simples mas muito bonita e ainda para os “comes e bebes” muita comida típica portuguesa que foi difícil resistir (o top model perdeu a cabeça).
Neste casório estavam muitas grávidas, e a noiva quis tirar uma foto de grupo com todas elas, eu também fui, e estava cheia de vontade de rir com a minha figura a tentar mostrar o que ainda não tenho. Enfim, tudo pela S.

P.S. Pormenor do bolo dos noivos.
O primeiro castigo que realmente funciona
Durante as últimas férias, na semana de 15 de Agosto, os meu filhos fizeram uma grande asneira. Mesmo das grandes. A pior de todas. Como s...
-
Há semanas infelizes… uma antiga colega de trabalho perde o bebé, um fotógrafo com quem fiz vários trabalhos, entre eles o primeiro de todos...
-
Lá por casa estamos a seguir a par e passo a novela do Bruno de Carvalho. Não perdemos um episódio. Mais alguém está viciado? As telenovel...
-
Ou tenho as pessoas a desejarem-me uma “hora pequenina” ou então… a perguntarem-me com o maior ar de espanto “está grávida? Não tinha repara...