quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Virei conversa de café

Descubro por portas e travessas, por mero acaso... que pessoas que mal sabem o meu nome, sabem da minha doença. Espetacular... Os portugueses não só gostam de falar das suas doenças como gostam de falar das doenças dos outros. Espetacular!

E assim já estou a imaginar a conversa: "Sabes aquela, que anda com o mesmo da faculdade?" "Qual?" "Aquela que é amiga de não sei quem" "Acho que sei quem é..." "Bem, não interessa, pois está doente, imagina, grande azar! Uma pessoa num dia está bem e no outro... "

Enfim... nem me vou alongar mais neste assunto... Estou furiosa!

Definição de "discreto": Que tem cautela nas acções e afirmações. = RECATADO. Que sabe guardar um segredo.

"discreto", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013,

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Arrumações de Outono

Pois que passar todos os fins-de-semana fora de casa desde o fim de Abril até ao fim de Setembro (com férias e estadia no hospital de 15 dias pelo meio) equivale a? Caos absoluto em casa.

Vão se acumulando coisas, no geral e em particular,em todo o lado. De repente a casa chora por organização, reciclagem, limpeza a fundo (a empregada vai lá a casa uma vez por semana fazer o essencial: limpar o pó, lavar o chão, limpar casas de banho, mudar os lençóis às camas etc...) mas não chega.

Lá vou eu enviar roupa da criançada, que já não serve, para uma prima do F. e para a cunhada, reciclar a nossa roupa, que é como quem diz, enviar para a paróquia local, escolher brinquedos e dar a crianças que precisam, despachar alguma tralha que já não está funcional e comprar nova, atualizar as fotos das molduras etc... etc ... Ui, que vontade.

Hoje já começámos a temporada das arrumações... Estou de rastos.

domingo, 22 de setembro de 2013

Adeus Verão!

A viagem para Tróia na sexta-feira à noite foi perfeita, só eu com a criançada (o F. foi noutro ferry com a minha família), uma noite quente, quente. Já na derradeira estrada da Comporta até à "casa da praia" como diz o Francisco, fomos com o rádio desligado, janelas todas abertas, para ouvir as cigarras lá fora. 

O fim-de-semana de despedida foi óptimo: 34º no sábado, 33º no domingo, muitas brincadeiras nas piscinas naturais formadas pela maré baixa, caminhadas, todas as refeições na varanda, muito pouca gente na praia, dormir muito, dormir a sesta todos ao mesmo tempo... Um fim-de-semana com sabor a férias.

Acabou-se a temporada de Tróia de 2013. Venha de lá esse Outono...

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Novidade bombástica

Ah! E tal o ano de 2013 já está quase a fechar e não deve acontecer mais nada de jeito... pois que no fim-de-semana que passou soubemos que vamos ser tios outra vez. A mana do F. está grávida outra vez. O novo membro da família está previsto nascer em Maio.

Nota de pé de página: O primeiro filho da cunhada vai fazer 9 meses este mês. Prevejo uma grande canseira. E se forem gémeos? Eu queria que fosse uma menina... Começam os pedidos... Ah! E que não nascesse no dia 20 de Maio. 

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

O Francisco quase com 4 anos

  • Adora andar com as minhas sandálias pela casa (e tem muito jeito, diga-se, não caiu uma única vez). De vez em quando também usa as minhas pulseiras.
  • Continua a ser o rei da pista, e adora música. Nada muito culto, lamento.
  • Faz perguntas bastante embaraçosas, alto e bom som, e ao lado do visado. Do tipo: "Mãe porque é que este senhor não tem cabelo?", "Porque é que esta menina está numa cadeira [de rodas]?". E pérolas que tais.
  • Não é mesmo a criança-miss simpatia. Só se ri quando realmente acha que tem interesse, e às vezes para cumprimentar quem de direito só a ferros.
  • É destemido. Na sua bicicleta sem pedais, desce rampas a uma velocidade que me faz prever o pior. So far so good.
  • É provocador (sim, eu sei que estou a ser castigada) e gozão. Tira-me do sério.
  • Sabe engraxar com uma pinta, quando faz asneira, a primeira coisa que me diz é "Eu gosto muito da mãe".
  • É uma peste com a irmã. Rasteiras, empurrões, roubar comida, roubar brinquedos. Vale tudo até tirar olhos. E no outro extremo é super protector e amigo da mana.
  • Adora sair de casa. Aliás ele está bem em todo o lado menos na sua casa: "Não vamos para a nossa casa pois não?".

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Sexta à noite foi dia de concerto



Na sexta-feira fomos ao concerto do Roger Hodgson (ex-Supertramp) no "festival" ERP Remember Cascais" na companhia de uma amiga. O ambiente era mais ou menos isto: tiódromo completo!

Ah! E na primeira parte tivemos o José Cid (esse grande maluco!) e os Level 42.

Foi muito giro, passei um frio desgraçado porque fui com sandália de tira e casaco de linho. Claramente não ando a sair muito à noite...

Ah! E o vocalista das muitas músicas que cantou, cantou a única que o F. me cantou quando começámos a namorar. Atentos na letra... é de um romantismo... sem igual. Aprendam com quem sabe.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Criança desaparecida na praia

Em Tróia, ainda em Agosto, uma criança perdeu-se dos pais. Eu e outra rapariga reparámos que a criança, que devia ter uns 4 anos, estava completamente desorientada. Fomos as duas atrás dela. O Francisco também quis vir, e foi a dar-me a mão.

A criança estava cheia de medo de nós. E não se deixava agarrar. Então para não assustar o rapaz mais, fui a correr atrás dele mas de forma a direcioná-lo para os nadadores-salvadores.

A criança estava a chorar, e não se percebia nada do que dizia, cheguei a pensar que era estrangeiro. Deixei-o nos nadadores-salvadores. Uma das nadadoras-salvadoras, pegou logo nele ao colo, e perguntou-lhe a idade... fui à minha vida.

De volta à minha toalha, comecei a procurar uns pais stressados. E não demorei muito. Fui lá ter com eles. Perguntei se estavam à procura de uma criança de olhos azuis etc, etc... o pai disse "Sim. Mas ele ainda agora estava aqui.". Disse apenas: "Encontrei o seu filho e entreguei-o aos nadadores-salvadores. Estão ali".

O pai não largou mais o filho. O rapazinho ficou a tarde toda ao colo do pai.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Fenómeno que se passa em Tróia

Em Setembro as pessoas desaparecem da praia de Tróia.
E este fenómeno adensa-se de fim-de-semana para fim-de-semana. Mesmo que estejam 40º à sombra!
Não percebo.

E isto repete-se todos os anos. Não falha.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Truques de mãe

Um dos conselhos que sigo da minha mãe é comprar roupa nos saldos de verão para a criançada, para o Verão seguinte, e a mesma coisa no Inverno. Para a Benedita fiz um "enxoval" jeitoso, com vestidos, macacões, pijamas, camisas de noite, t-shirt. Os valores das peças variaram entre os 10€ e os 15€. Atenção, eu abasteci-me nas lojas de Campo de Ourique e Castilho porque sou uma pirosa com a minha filha. Assumida! A ver se hoje à noite ponho aqui algumas fotos.

Já para o Francisco não tive a mesma sorte, teve direito a 2 pijamas de Verão e nada mais. Não havia nada de jeito. Ou então não estive nas lojas certas à hora certa. O que também é bem possível.

domingo, 1 de setembro de 2013

Um post que é um clássico

A semana passada, portanto ainda em Agosto, comprei os dois primeiros presentes de Natal!
Pensamento positivo, já só faltam mais uns 30...

Sono, onde estás tu?

Sempre tive a sorte de dormir lindamente, assim que me deitava adormecia ferrada e só acordava no dia seguinte. Até que chegou a pandemia......