quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Reunião de pais urgente

Quando era miúda achava que ser adulta era estar sempre séria, portar sempre bem e não ter vontade de dizer barbaridades. Acontece que comigo é tudo ao contrário.

A professora do meu filho chamou-me de urgência para uma reunião de pais, tinha que falar comigo, e de preferência já naquela semana. Passou-me tudo pela cabeça, o meu filho vai ter negativas a todas as disciplinas, andou à pancada no recreio... eu sei lá... e afinal tinha passado um bilhetinho na sala. Sim, só isto.

Achei surreal, e estava cheia de vontade de rir. A professora sempre com um ar super sério e eu a controlar-me para parecer séria também. E o que dizia o recadinho?

"Não achas que a Joana é um bocado burra?"

Resposta do amigo: "Mais ou menos".

E eu à espera de desenvolvimentos e foi mesmo só isto. O meu filho ficou uma manhã inteira de castigo enfiado na sala de aula, sem intervalo. O que para uma criança de 9 anos é de uma extrema violência.

Parece que a miúda é nova na turma, é brasileira, tem algumas dificuldades de aprendizagem e tem uma baixa auto-estima. Percebo tudo isto e acho que a professora tem alguma razão. Mas no geral acho tudo um grande exagero. Obviamente não dei nenhum castigo ao meu filho, falei apenas com ele, com a maior calma do mundo e tentei explicar-lhe o que seria se ele estivesse no lugar da Joana: "Imagina que ias estudar para o Brasil, uma escola nova, amigos novos, regras de português diferentes.... etc..etc..." Percebeu perfeitamente e ficámos conversados.

Os adultos complicam muito.
Fui só eu à reunião de pais e quando contei ao pai lá de casa foi uma gargalhada pegada. E cada um a fazer mais piadas parvas do que o outro... Estamos em sintonia. E o meu filho num stress para nos contar o que tinha acontecido. Coitadinho.

Sem comentários:

Sono, onde estás tu?

Sempre tive a sorte de dormir lindamente, assim que me deitava adormecia ferrada e só acordava no dia seguinte. Até que chegou a pandemia......