quarta-feira, 17 de junho de 2009

Os “tocadores de barriga”

Emprestaram-me um livro sobre a gravidez que é a minha cara, super prático, sem texto a mais e conversa pegajosa. E no capítulo reservado ao segundo trimestre da gravidez vem um tópico relativo aos “tocadores de barriga”, um tipo de pessoas das quais fujo a sete pés, e como o livro ironiza “vêm de todos os cantos do mundo”.
E quem são estes indivíduos? “Desconhecidos que têm uma vontade incontrolável de tocar nas barrigas salientes das grávidas”. Amigos e família é normal e não me incomoda de todo, agora estranhos… fico sempre sem saber onde enfiar a barriga... e o truque dos tops largos já não pega, porque já não é possível disfarçar.

Aqui vão algumas técnicas para “enxotar com delicadeza” estranhos que não têm noção:

“Vire-se ligeiramente ou dê um ou dois passos para trás afastando-se do transgressor”
“Vá falando. As pessoas tendem a não fazer o movimento de tocar na sua barriga a meio de uma conversa, por isso mantenha o contacto visual e não pare de tagarelar” (esta parece-me fácil…)
“Agache-se subitamente para atar o atacador do sapato” (caros autores do livro, quanto muito coçar o joelho, porque nos dias que correm atar um atacador requer uma ginástica complicada e estranha)
“Finja um súbito ataque de tosse”

Quanto às técnicas verbais, um pouco despropositadas, mas que sempre dá para rir só de imaginar a minha cara a dizer o que se segue a um estranho:

“Não, obrigada”
“Se quer tocar na minha barriga, vai ter de me deixar tocar na sua primeiro”
“Eu conheço-o?”
“Simplesmente grite: TIRE AS MÃOS DAÍ!”

Confesso que nas minhas experiências com “tocadores de barriga” não tive tempo nem para me aperceber da situação, foi tudo tão rápido que quando olhei já tinha uma mão estranha colada à minha barriga… Dava tudo para ter visto a minha cara…


Sem comentários:

Sono, onde estás tu?

Sempre tive a sorte de dormir lindamente, assim que me deitava adormecia ferrada e só acordava no dia seguinte. Até que chegou a pandemia......