quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Deixar de chuchar no dedo

A minha filha de 5 anos sempre chuchou no dedo. Não sei o dia exacto em que começou mas lembro-me que cuspiu a chucha sempre e, escolheu o dedo logo nas primeiras semanas de vida.

Claro que foi todo um drama "à nossa volta" porque ia ser muito complicado deixar o vicío, depois choveram casos de pessoas conhecidas que chucharam até à reforma... e depois a lista infindável de não-soluções, verniz que sabe mal, castigos épicos etc...

Aos 5 anos o polegar da Beni já está bem feio, os dentes já estão separados.
A minha mãe é que tomou a iniciativa e "cortou o mal pela raiz": as mantinhas da sua infância às quais se agarra para chuchar no dedo... ficaram apreendidas na casa da avó Catarina. E não saiem mais de lá!

A minha filha ficou fula. Tem protestado quando vai para a cama, finge que chora, chama pelas mantinhas. Mas nós lá em casa não fomentamos o monólogo.

Ás vezes, de manhã, quando acorda diz-me que se portou bem e que não chuchou no dedo.
E ganha um "cá mais 5"!

Vamos lá ver se isto se resolve mais depressa do que meio mundo previu.


Sem comentários:

Sono, onde estás tu?

Sempre tive a sorte de dormir lindamente, assim que me deitava adormecia ferrada e só acordava no dia seguinte. Até que chegou a pandemia......