sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Teorias comuns

A pediatra do Francisco diz que a mana dele não vai ter sequer um álbum de fotografias para contar a história, uma personalidade da televisão, que é o terceiro filho na sua família, queixa-se que os dois irmãos tiveram direito ao livro do bebé, e que ele teve apenas uma referência no livro do 2º irmão (na última página) que era qualquer coisa do género (e com alguns anos de atraso), “O José Diogo nasceu no ano X.”. E a mana do F. (irmã mais nova) de vez em quando lá se queixa do tratamento diferenciado e que não é em seu benefício.
Há uma teoria comum, os irmãos mais velhos são os preferidos. E eu enquanto filha única e com tudo a que tive direito (e tenho), não consigo imaginar o que deverá ser ter um tratamento diferenciado, ainda por cima dessas entidades supremas e únicas que são os Pais.

Desde já fica a promessa que irei tratar sempre os meus dois filhos de igual.
Para provar à pediatra que a minha filha irá ter um tratamento igual, mostrei-lhe a foto que está no visor do meu telemóvel, uma imagem da primeira ecografia da princesa lá de casa. A “Epifânia” ainda não nasceu e já tem 2 molduras em branco à sua espera, assim como a sua primeira foto (uma da eco) já está em cima do nosso aparador… Eu sei que lá por casa, enquanto entidades supremas, iremos tentar sempre ser justos. Daqui a uns anos os nossos filhos o dirão…

4 comentários:

Cáti disse...

A minha teoria, não enquanto filha mais velha mas enquanto pessoa apenas, é que os pais NUNCA tratam os filhos de maneira igual. E não é por mal ou por preferirem um a outro mas porque as suas personalidades são diferentes,os gostos,as manias, ou porque a altura da vossa vida será diferente aquando do nascimento de cada um deles ou porque a vossa disponibilidade é diferente em cada momento. Não conheço dois irmãos que tenham os mesmos pais e que sejam iguais em tudo ou que os pais lhes façam tudo igual sempre... por mais que achem que sim! Até porque cada pessoa reage à mesma situação de maneira diferente. Acho que fazem bem em dar o álbum, e criar os momentos únicos a cada um dos filhos mas confesso que, na minha opinião, acho que é uma ilusão isso do "somos iguais com os dois"...

Mary disse...

Como mãe de dois, concordo 200% com a Cáti - se não tens dois filhos iguais, não os tratas de modo igual.
Como 3ª filha, posso assegurar-te que podes ter as molduras que quiseres, os livros preenchidos e tudo o mais, que vai haver sempre alguma coisa para a mais nova se queixar. Faz parte...

Cata disse...

Concordo com o que a Cáti e a Mary escreveram... nunca vais tratar 2 filhos de maneira igual! Esquece!
Não está em causa o amor que sentes pelos teus filhos... apenas é impossível tratares 2 pessoas diferentes da mesma maneira! Os principios, valores, carinhos, raspanetes, etc que vais transmitir/dar serão os mesmos, mas a maneira como o vais fazer vai-se adequar à personalidade dos teus filhos! E que bom que isso é!
Podem ser "teorias comuns"... mas que na prática são a mais pura das verdades!

Raquel disse...

Ok o que eu queria dizer era (e passo a citar a Cata) "os principios, valores, carinhos, raspanetes, etc que vou transmitir/dar serão os mesmos" a forma é que pelos vistos não será a mesma...

Sono, onde estás tu?

Sempre tive a sorte de dormir lindamente, assim que me deitava adormecia ferrada e só acordava no dia seguinte. Até que chegou a pandemia......