quarta-feira, 6 de julho de 2011

Mãe-nazi

Ontem foi dia de participar num estudo europeu sobre o tipo de alimentação que as mães dão aos bebés. Numa sala estavam 7 mães de bebés com mais de 18 meses (eu incluída) à mesa, a entrevistadora à cabeceira e, mais uma, em silêncio, a um canto da sala, a escrever. Este espaço tinha uma parede com um vidro espelhado, e tal como nos filmes, estavam pessoas do outro lado a ouvir o que estávamos a opinar, alguns estrangeiros, e com tradutoras ao lado.

O tema era os iogurtes: quantas vezes damos por dia ao bebé, de que tipo damos e porquê, o que é que o bebé gosta, se já come sozinho, que tipo de embalagens são mais apelativas, novos sabores etc…etc… A conversa durou 2 horas e meia.

Conclusões gerais:

• Só eu e outra mãe é que damos iogurtes naturais de adulto 95% das vezes.
• As outras mães dão de tudo, e só deram iogurtes naturais no início, e algumas com a batota da colher de açúcar. Passo a citar “coitadinho, não sabiam a nada”.
• A maioria só dá iogurtes que não vão ao frigorífico por uma questão de emergência, de uma viajem, ou um dia mais longo na praia.
• Suissinhos, queijinhos, leiteira, iogurtes com/de chocolate encaram como uma sobremesa ou um miminho. Miminhos que dão muitas vezes.
• A maioria das mães dá iogurtes de bebé/ criança e não de adulto.
• A maioria das mães escolhe os iogurtes pelo critério “porque é o que o meu filho gosta”

Ora saí desta reunião com a clara ideia que sou uma mãe-nazi, eu já desconfiava… Mas prefiro dar coisas saudáveis agora e, quando for mais crescido terá muito tempo para comer porcarias. Fiquei boquiaberta com o critério “porque é o que o meu filho gosta” porque se fosse gerir as minhas compras com esta premissa, então só iria comprar os iogurtes mais açucarados. Conclui também que não olham para os rótulos e não comparam as quantidades industriais de açúcar que os filhos ingerem…
Como qualquer outra mãe acho que isto é o melhor para o meu filho. E vou manter a minha posição.

19 comentários:

Cibele Chaves disse...

A minha filha tem 3 anos e meio e nunca comeu um suissinho nem nada dessas coisas que não necessitam de frigorífico. Nem iogurtes são. Não sou nada fundamentalista mas há coisas que quanto mais tarde comerem melhor!

Raquel disse...

Fico contente em saber que não estou só no mundo! Obrigada Cibele.

Janeca disse...

O ZM só comeu qd vos convidamos para lanchar.. Dia de festa... Mas o meu come yogurtes de aroma. Só e ponto. O natural enjou (um dia tb vais ter um filho esquecito). Coisas que não vão ao frigorifico??? Hã não me parece bem.
PS: fico contente que tenhas gostado da experiência...

Raquel disse...

Só para dar um exemplo, os tais iogurtes que não precisam de ir ao frigorifico, comprados hoje, têm validade até Dezembro! Quando um iogurte normal têm prazo de validade de 10 dias.
E depois não me venham com a conversa que é a mesma coisa e que não estão carregados de corantes e conservantes!

Cata disse...

Iogurte que é iogurte vai ao frigorifico! Os "piquenos alarves" lá de casa devoram tudo como gente grande... naturais, com aroma, indiferente... mais do que um na maioria das vezes! E os naturais (sem nada... açucares ou bolachas maria) são top top dos miudos!O miminho que dou ao mais velho é santini... se é para mimar... que seja mimado com qualidade! Só para rematar... és nazi és... não me deixaste dar presunto ao nico! Lol!

Raquel disse...

Lá está! Um iogurte para ser iogurte vai ao frigorifico! Aquele produto de que falavam no estudo para mim era pudim... e prefiro mil vezes dar Santini ao meu filho (já provou e adorou) do que "queijinhos" e coisas que tais disfarçadas de iogurtes...

Raquel disse...

Ah! Cata, o Nico é doceiro. Não liga muito a coisas salgadas, e continua a fugir de presunto. E sim, sou mãe-nazi. Assumida!

Cibele Chaves disse...

Raquel deixo-te este link de um blog que não sei se conheces.Vale a pena explorar porque presta boas informações sobre nutrição infantil e não só. http://solangeburri.blogspot.com/2008/02/vou-presa-2-produto-abater.html

Raquel disse...

Obrigada Cibele, já fui lá espreitar e gostei muito de ler. Vou passar a ser leitora!

Mary disse...

Eu tenho para mim, do alto da minha (não) experiência de recém-mãe de dois filhos, que é diferente quando se trata de um filho único, ou se o bebé tem irmãos mais velhos.
O meu mais velho começou agora a ter contacto com as primeiras porcarias, por influência dos primos: já sabe o que é uma batata frita, gelado, etc. Ora a mais nova vai de certeza contactar com estas coisas mais cedo, porque vai ver o irmão a comer e perceber que é coisa boa... vamos ver quanto tempo demora a querer essas coisas...
Mas pronto, o importante é essas coisas serem a excepção e não a regra, e para isso, nada como não haver em casa para não haver tentações.

Cata disse...

Tens toda a razão Mary... o 2ª filho acaba por não ser "tão protegido". Tenho 2... 1 com 3 anos e meio e outro com 11 meses. Na semana passada estavamos a tomar o pequeno almoço e dei por mim a enfiar na boca do mais pequeno uma torrada com doce de framboesa (caseiro... com pouco açúcar! do mal o menos!)... qdo dei pelo erro lá estava ele a lamber-se todo deliciado...! e para não falar que o mais velho volta não volta decide partilhar as suas bolachas e outras coisas que tal com o irmão. Não dá mesmo para controlar!

Raquel disse...

Conclusão: o 2º filho será mais desdentado que o primeiro...

Cata disse...

Esperemos que nenhum seja desdentado! Pelo menos contribuo para que não sejam! Quer a pediatra, quer dentista já me "descansaram" relativamente aos doces/dentes. Comer um chocolate/doce é perfeitamente normal e não é assim tão nefasto desde que lavem bem os dentes de seguida...

F. disse...

vocês hão-de me dizer onde é q vão desencantar os pediatras... a minha é nazi (o q me faz tolerar a media de 1 hora de espera)... e eu sou ainda mais do q ela...

Raquel disse...

Pronto, com dois pais nazis lá em casa, não há nada a fazer... o Francisco quando for mais velho ou tem desejos de saladas (como eu) ou revolta-se e vira adepto nº1 de fast food. A segunda parte só quando não viver debaixo do nosso tecto.

Cata disse...

A minha Pediatra não é nazi... é perfeitamente normal... é Coordenadora da Unidade de Neonatologia do Hospital onde eu vou às consultas e uma óptima pediatra... e só me deixou 1 vez à espera meia hora. Das outras vezes é super pontual ou tem uma margem de 5 minutos de espera! E eu não sou nada nazi... antes pelo contrário (deixo-o experimentar quase tudo.)... e o Quico ADORA e come diariamente sopa, saladas, legumes cozidos, fruta, prefere peixe a carne... portanto tem mesmo a ver com eles! Não há "certo nem errado"... são maneiras de educar... há dias em que funcionam melhor... outras pior! E relativamente à "opinião médica"... é como as obstetras... ... cada uma com a sua opinião!

F. disse...

pois comigo é mto simples e sem nunca fugir ao guião:
ao acordar, e ainda antes do biberon, uma colherzinha de oleo de fígado de bacalhau, fonte de omega 3 e d vitaminas A e D...
ao almoço, na melhor das hipótese, vá, na loucura, bacalhau cozido, com arroz branco, com uma colher de café de azeite... à sobremesa, caso tenha comido tudo de boca fechada, sem olhar para a televisão, dou-lhe um miminho, 50 gramas de fígado de frango cozido (tem 5 vezes mais proteínas q um pedaço de cane normal)...
lanche: beterraba cozida ao vapor com cenoura crua (para os dentinhos ficarem bem fortes)...
jantar: favas cruas (cozidas perderiam o sabor) com massa integral...
aos fins-de-semana, e apeas e só qd merece, disponbilizamos-lhe uns dois grizinos...

Cata disse...

GRIZINOS??? És um doido!!!!

Raquel disse...

É uma espécie de grissinos mas em versão biológica...

Sono, onde estás tu?

Sempre tive a sorte de dormir lindamente, assim que me deitava adormecia ferrada e só acordava no dia seguinte. Até que chegou a pandemia......