terça-feira, 1 de setembro de 2009

Curso de preparação para o parto

Hoje tive a minha primeira aula, uma turma grande (12 grávidas) e bastante homogénea em muitas coisas: exercício físico nem vê-lo, quase nenhuma com excesso de peso e a maioria com profissões “cheias” (a terapeuta da fala, a arquitecta, a marketeer, a directora comercial, a técnica de marketing etc…). Não faltou também no ramalhete uma adolescente acompanhada pela mãe, que mal deixava a rapariga falar, respondendo a quase tudo que era perguntado à sua filha e a brasileira que tinha como única profissão tomar conta de um idoso 4/5 horas por dia e que ia ter o filho na CUF. Aliás, quase ninguém vai ter o filho no Hospital onde este curso decorre.
Todas tinham a sua particularidade: tínhamos a fumadora (que confesso que me fez muita confusão), outra que tinha lido num livro de grávida que deveria comer 5 porções de fruta por dia (!?) e beber sumos de fruta (e está com diabetes), a grávida irritante que não lhe doía nada, nunca enjoou, dorme lindamente, não tinha nada de nada, só barriga, e no outro extremo a que antes de vomitar tinha que ir à casa de banho fazer xixi primeiro, porque sofria de incontinência, ou ainda a tal brasileira que ainda vai nas 28 semanas e já tem 12 quilos em cima.
A enfermeira que dá o curso é bastante simpática, paciente, boa comunicadora e educada. Pais presentes… apenas 5. O F. vai começar a ir a partir da próxima aula.

Sem comentários:

Sono, onde estás tu?

Sempre tive a sorte de dormir lindamente, assim que me deitava adormecia ferrada e só acordava no dia seguinte. Até que chegou a pandemia......