quarta-feira, 29 de junho de 2011

A empregada

Já não é novidade que a empregada cá de casa é muito “especial”. Eu de vez em quando ponho-me a testá-la, do género uma migalha num local mais recôndito, e coisas que tais… e nada. Fica tudo na mesma. A migalha permanece e traz a família.
Faz coisas que não lembra ao diabo, como pôr os puffs de pernas para o ar, as molduras também de pernas para o ar, faz decorações no quarto do Francisco que eu e o F. de vez em quando fotografamos por ser tão surreal… troca as loiças de sítio (e já trabalha na nossa casa há 4 anos) e não temos quase nada para arrumar.
Tem tanto de iniciativa como eu de loira, e se não lhe deixar um recado, se não fizer um desenho, finge que não é nada com ela, e já está! Ou não está coisa nenhuma.
Para terminar esta minha declaração em beleza… de vez em quando parte algumas coisas e avaria outras. No início era um pouco mais “prendada” mas agora anda uma desleixada.
E tanta gente a precisar de emprego, e esta não dá valor ao que têm. E a mãe do F. paga-lhe transporte, e subsídio de férias e tudo e mais alguma coisa como se estivesse a contrato.

E depois só me lembro da empregada da mana do F. que arruma tudo sem ninguém lhe dizer nada, arrumas as roupas por cores, feitios (e não, não estou gozar) e por aí adiante… e assim sim é uma delícia chegar a casa.

Mas a cavalo dado não se olha o dente. E é muito bom ter empregada à borla!

4 comentários:

Janeca disse...

é que nem sabes a sorte que tens de ter essa borla.

Raquel disse...

Eu sei a sorte que tenho mas acho que a senhora empregada não dá valor à patroa fantástica que tem, que não sou eu, mas a sogra.

Mary disse...

A minha sou eu que pago mas é do tipo da da irmã do F.
Arruma tudo, tudo, tudo, eu imagino que a casa dela deve ser o cúmulo da organização! E foi parar logo aqui, na família mais desarrumada/desorganizada do mundo! Quando ela me apanhou na maternidade arrumou a casa dos pés à cabeça: arrumou caixas e sacos e tudo o que encontrou à frente, e no fim disse que essas horas a mais que gastou cá em casa eram um presente de nascimento! Muito querida.
Desvantagem: às vezes é irritante porque tem a mania de organizar as coisas à maneira dela e eu perco tempo à procura das coisas - apesar de admitir que a maneira dela organizar é melhor que a minha. Também na sua fúria arrumadora mexe em tudo - abre armários e gavetas como se estivesse em sua casa, sem qualquer tipo de pudor - o que eu acho um bocado irritante...
Mas nunca nenhuma casa minha andou tão na linha!
Merece cada cêntimo.

Raquel disse...

Mary faço permuta!

Sono, onde estás tu?

Sempre tive a sorte de dormir lindamente, assim que me deitava adormecia ferrada e só acordava no dia seguinte. Até que chegou a pandemia......