sábado, 26 de janeiro de 2013

Big Five


E porque começo a achar que gosto mesmo de andar em hospitais, na sexta-feira fui com a Benedita ao Hospital de Santa Maria, para continuar a participar no estudo que andam a fazer.

A Benedita e eu participamos em várias actividades/ testes e os médicos observam e filmam como interagimos (tipo ratinho de laboratório) e eu no fim tenho que responder a uma catrefada de questionários: um sobre quem cuida e está com o bebé no dia-a-dia, se a mãe, o pai ou os dois; outros sobre o bebé e outros 2 sobre mim. E aqui é que a coisa complica…

Um dos questionários é sobre como me senti na semana que passou. E são perguntas bem profundas e bem difíceis de responder. E o outro é sobre o que eu penso sobre mim em todas as vertentes da minha vida… E se é para ser sincero, é para ser sincero. É às vezes é complicado dizermos mal de nós próprios. Ali não dá para assobiar para o lado, não dá para pôr a música mais alto e tentar não pensar sobre coisas que nos incomodam. Ali é para responder, sem tretas pelo meio, se acho que sou boa mãe? Se acho que sou boa pessoa? Se sou uma pessoa competente? Se levo as minhas tarefas até ao fim? Se sou altruísta? Se gosto de agradar aos outros? Se agredi alguém fisicamente na semana que passou? (Dei umas palmadas ao Francisco e sinto-me a pior pessoa do mundo) e portanto tive que responder que “sim” no questionário. Se na semana que passou senti que tinha amigos com quem podia contar? E por aí fora…
Saí de rastos do hospital depois de um questionário tão hostil? Directo?
Custa muito olhar ao espelho.

Este teste de que vos falo dá pelo conhecido nome BIG FIVE e é constituído por 132 itens de resposta múltipla que avalia cinco dimensões da personalidade:

·    Extroversão (subescalas Dinamismo e Dominância)
·    Amabilidade (subescalas Empatia e Cordialidade)
·    Conscienciosidade (subescalas Meticulosidade e Perseverança)
·    Estabilidade Emocional (subescalas Controlo das Emoções e Controlo dos Impulsos)
·    Abertura à Experiência (subescalas Abertura à Cultura e Abertura à experiência).

E inclui ainda uma escala de validade (Distorção) para medir a Desejabilidade Social.

Eu avisei que responder a este teste não era pêra doce…

Sem comentários:

Sono, onde estás tu?

Sempre tive a sorte de dormir lindamente, assim que me deitava adormecia ferrada e só acordava no dia seguinte. Até que chegou a pandemia......