segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Estranhos

Quando era pequenina os meus pais ensinaram-me que não deveria falar com estranhos, não deveria aceitar nada dos estranhos, não deveria confiar nos estranhos. A mensagem foi bastante clara mas nem sempre cumpri o que devia.
Quando comecei a ir sozinha do colégio para casa, ia de comboio que era directo, fui várias vezes abordada por estranhos, havia dias que os ignorava e outros que lhes dava conversa. Lembro-me de um homem que do nada me ofereceu um rebuçado, e eu respondi-lhe peremptoriamente: “A minha mãe diz que não devo aceitar nada de estranhos. Obrigada.” O homem ainda insistiu mas eu fui à minha vida. Mas nem sempre fui obediente.
Lembro-me que enquanto esperava na estação pelo meu comboio para ir para casa, fiz amizade com uma mulher de 30 e tal anos, com quem conversava imenso e que me oferecia gelados. Quase sempre apanhávamos o mesmo comboio. Lembro-me também de uns velhotes que do lado de fora do muro do colégio metiam conversa comigo e com os meus amigos. Esta última contei à minha mãe, por acaso, e as educadoras nunca mais permitiram que nos aproximássemos do dito muro. E este tipo de memórias assustam-me.

Estava eu a ter esta conversa toda com o F. e ele disse que não tinha qualquer historial com estranhos porque só começou a ir sozinho do colégio para casa a partir do 9º ano. E é o que vamos fazer com o Francisco.

4 comentários:

Mary disse...

Eu comecei a vir sozinha do colégio no 6o ano (distancia curta, e a pé), mas ainda assim também nunca tive nenhum encontro com estranhos. Acho que deve depender dos miúdos darem conversa ou não...mas pelo sim pelo não...

F. disse...

(entrelinhas do post da Mary)... falas pelo cotovelos com qualquer pedra da calçada, depois dá nisto...:)

Mary disse...

Obrigada pela tradução F., ninguém tinha percebido que eu tinha chamado fala-barato à Raquel!
Mas como filho de peixe sabe nadar, sabemos lá nós se o Francisco não vai ser igual à mãe, a dar conversa a qualquer um na estação...

raquel-que-está-a-pensar-em-fazer-um-retiro disse...

E a lista de elogios cresce...

Sono, onde estás tu?

Sempre tive a sorte de dormir lindamente, assim que me deitava adormecia ferrada e só acordava no dia seguinte. Até que chegou a pandemia......