quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Irmãos

Não sei o que é ter irmãos e, dentro de meses estou prestes a dar uma mana ao Francisco.
Enquanto mãe não sei como é gerir uma relação de irmãos, e vai ser uma experiência completamente nova para mim, nesta tarefa terei a ajuda preciosa do F. (que tem uma mana mais nova, com 5 anos de diferença).

Quando estava à conversa com uma amiga, ela que tem um mano mais novo, contou-me que se lembrava perfeitamente quando o irmão nasceu: estava no quarto da maternidade com a mãe e, a enfermeira entrou com o Tiaguinho ao colo, que levava com ele um presente. A minha amiga diz que achou fabuloso ter recebido um presente, ainda por cima o seu favorito, uma ambulância! (Ela tinha pancada por ambulâncias). É a sua primeira recordação de infância.

E eu vou copiar esta ideia! Acho genial. A minha versão será com um carro ou um Mickey (o “Mi”como é chamado cá por casa).

10 comentários:

Cata disse...

É uma optima ideia! Quando o Francisco foi ver o Vasco pela primeira vez nós demos-lhe um Playmobil com dinossauros e dissemos que era um presente do mano... até hoje é "o dinossauro que o vasco me deu"! E na maternidade, quem entrava no quarto levava com o "tour" - "este é o meu mano que estava na barriga da mãe e este é o dinossauro que me deu! "

Raquel disse...

Oh! Que fofinho! É meu sobrinho e basta!

Vânia e Mariana disse...

Ola, vim cá parar e achei esse topico interessante:).
Eu ainda so tneho uma filha mas uma das coisas que irei fazer quando lhe der um irmão será ela comprar uma prenda para ofereer ao bebe e vice-versa, acho importante isso. Acho muito importante que os mais velhos participem em tarefas com os mais novos, se sintam importantes na vida do bebe.E claro dar muito miminho, porque os bebes não percebem e os mais velhos sim.
Por outro lado, estou a ler um livro do Dr. Mario Cordeira, apesar de o tema ser difernte, ele referencia que não se deve dar prenda a um dos irmãos nos anos do outro...que é um pessimo habito!!!apesar de irmãos, apesar de deverem partilhar coisas, nomeadamente o quarto, também necessitam da sua individualizção.

Beijinhos e muitas felicidades

Anónimo disse...

Quando tive o 1º filho estava no mesmo quarto uma mãe q teve o 3º e qd os manos vieram conhecer a mana ela tinha uma prenda p eles. O mais novo, uns 3 anos, disse dp a alguem ao telefone q a barriga da mãe estava mt grande pq a mana trazia legos... lol Achei fantástica a ideia e o meu 2º e 3º tb trouxeram prendinhas... :)
Sandra

Anónimo disse...

Em relação às prendas no dia do aniversário dos irmãos, eu dou... e explico pq. O mais velho faz anos em Julho, o do meio a 21/12. O do meio recebe uma prendinha nos anos do irmão, pq uma vez q faz anos em cima do Natal fica sp um pouco a perder... E o mais velho recebe nos anos do irmão p acalmar a ansiedade pré-natal q piora ao ver o irmão abrir prendas... O 3º ainda só tem 9 meses! :)
Sandra

Raquel disse...

Olá Vânia, obrigada pela ideia! Vou copiar, a mana leva um presente para o Francisco e vice-versa.
E acho que a frase "os mais velhos se sentirem importantes na vida do bebé [e vice-versa]" resume na perfeição o que vou querer lá para casa!

Olá Sandra, achei genial a lógica da barriga estar grande porque também levava os legos! Os miúdos têm explicação para tudo.
Quanto a oferecer presentes a todos os filhos, apesar de só um ser aniversariante à partida não me parece a melhor solução, mas no seu caso acho que se justifica, já que um dos seus filhos faz anos tão perto do Natal.

Mary disse...

Sei q eu e as minhas irmãs também trouxemos presentes umas às outras, e também recebíamos presentes (uma coisinha simbólica) no dia dos anos da outra (a que fazia anos dava às irmãs).
A minha filha "ofereceu" um camião TIR com dois carros ao irmão, mas não levámos para a maternidade, demos depois quando chegámos a casa - mas de qualquer modo ele não tem noção que foi a irmã que lhe deu, porque era muito pequeno.
Quanto à relação de irmãos eu acho que é uma coisa na qual os pais têm alguma, mas pouca, interferência. Há miúdos que ligam imenso ao bebé, outros que o ignoram completamente, e os pais têm de ir gerindo isso da melhor maneira possível. E para isso o importante é conhecer bem os filhos, tendo ou não tendo tido irmãos. Isto para dizer que, apesar do F. ter uma irmã, não me parece que esteja em vantagem para entender a relação dos filhos - porque ele era mais velho quando a irmã nasceu, os tempos eram outros, etc.

Raquel disse...

Acho que o F. poderá estar em vantagem porque observou os pais a gerir os "conflitos" e tudo o resto com a irmã no dia-a-dia até aos dias de hoje.Eu tenho ZERO de experiência nesse campo...

Cartuxa disse...

Uma das minhas memórias mais antigas é a de entrar na maternidade ao colo do meu pai, em pulgas para rever a minha mãe - de quem estava cheia de saudades- e por conhecer a minha irmã. Eu tinha quase dois anos e levava um elefante em pano embrulhado debaixo do braço para lhe oferecer. Senti-me tão importante e tão orgulhosa que nunca esqueci esse momento! Os meus filhos receberam sempre um presente do mano/a que nasce e quando fazem anos oferecem eles ( e não os pais) um presentinho aos manos. Acho que ninguém estraga o clima ver apenas um a abrir presentes no dia dos anos. Assim, todos se sentem importantes e o que faz anos tb tem a alegria de dar algo. Achava imensa piada ouvi-los falar no «urso que o bebé comprou na barriga da mãe» A minha barriga nunca foi ENORME mas na imaginação deles cabia lá um centro comercial, lol! Felicidades!

Raquel disse...

Cartuxa queria muito que a memória mais antiga do meu filho também fosse a visita à irmã! Mas ele é tão pequenino ainda... não sei se vai ficar na memória... Vamos lá ver.

Sono, onde estás tu?

Sempre tive a sorte de dormir lindamente, assim que me deitava adormecia ferrada e só acordava no dia seguinte. Até que chegou a pandemia......